Esta sexta-feira (25) é dia de celebrar um dos símbolos mais fortes da cultura popular do estado, um autêntico cartão postal da Bahia em qualquer lugar do mundo – a baiana de acarajé. Por isso, a Secretaria do Turismo (Setur) e a Bahiatursa realizarão um receptivo especial em sete aeroportos do Brasil e no Porto de Salvador.

Cocadinhas, fitinhas do Senhor do Bonfim e material promocional, com informações das 13 zonas turísticas da Bahia, serão distribuídos às pessoas que estiverem em trânsito nos aeroportos de Salvador, Brasília, Rio de Janeiro (Santos Dumont e Tom Jobim), São Paulo (Guarulhos e Congonhas) e Belo Horizonte.

Aproximadamente quatro mil turistas também serão recepcionados das 8h às 17h desta sexta pelas baianas no Porto de Salvador, onde dois navios estão programados para atracar – às 12h e às 12h30, respectivamente.

A programação se estende por toda Salvador. Começa com uma missa na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, às 9h, seguida de um cortejo até o Memorial das Baianas, na Praça da Cruz Caída, no Belvedere da Sé, onde acontece o samba de roda.

Patrimônio da Bahia

Segundo a Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares do Estado da Bahia (Abam), são três mil quituteiras cadastradas em Salvador e região metropolitana, que vendem acarajé, abará, bolinho de estudante e outras iguarias.

Em janeiro de 2005, o ofício (profissão) das baianas de acarajé foi registrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura (Iphan), registrado no Livro de Registro de Saberes. O acarajé também foi reconhecido como Patrimônio Cultural de Salvador pela Câmara Municipal.

Em 2009, as baianas foram homenageadas com a inauguração de um memorial na Praça da Cruz Caída, no Centro Histórico de Salvador (CHS), local onde é possível encontrar objetos e adereços que retratam a história e a tradição das baianas.

Às 9h – Missa na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, no Centro Histórico
Às 10h – Samba de Maragogó, no Largo do Pelourinho, Samba Raízes do Acupe, no Cruzeiro do São Francisco, e Samba de Roda-Nativas do Arembepe, no Terreiro de Jesus
Às 10h30 – Cortejo pelas ruas do Centro Histórico, saindo da Igreja Nossa Senhora Além do Carmo até a Cruz Caída, na Praça da Sé
Às 12h – Almoço festivo na Associação das Baianas, no Belvedere da Sé.