Irmã Dulce ganhou mais uma homenagem dos baianos na manhã desta quarta-feira (14). Desta vez, foi celebrada uma missa para ela no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na sede da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir). A cerimônia contou com a presença do governador em exercício, Otto Alencar, do diretor-executivo da CAR, José Vivaldo Mendonça Filho, da superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Maria Rita Lopes Pontes, e do arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, que durante o ato religioso abençoou a imagem.

A partir de agora, os católicos e admiradores de Irmã Dulce que trabalham ou estejam em visita ao Centro Administrativo têm mais uma opção para fazer orações, pedidos e agradecimentos. A imagem de Irmã Dulce foi colocada em uma gruta na entrada do prédio da CAR.

“Nossa missão é combater a pobreza na Bahia, e Irmã Dulce representa a dedicação ao combate à pobreza no estado”, disse Mendonça Filho. Sensibilizados com a história de dedicação gratuita ao próximo de Irmã Dulce, os funcionários da CAR, por unanimidade, concordaram que ela merecia uma homenagem no CAB.

Na opinião de Alencar, é uma homenagem muito justa à memória de Irmã Dulce, “que sustentou uma bandeira importante: a de atender as pessoas menos favorecidas economicamente”.

A cerimônia contou com o apoio do Estado e marcou a última etapa que antecede a canonização que deve acontecer assim que for comprovado mais um milagre de Irmã Dulce.

Ligação histórica

A superintendente das Osid declarou que a ligação entre a entidade e o poder público é histórica, porque existe há mais de 50 anos. “Esses laços vêm se estreitando cada vez mais. Um exemplo mais recente é a festa de beatificação, que só ocorreu por conta do envolvimento do governo estadual, que nos apoiou em todos os momentos”.

Em maio deste ano, no Parque de Exposições de Salvador, Irmã Dulce foi beatificada e passou a se chamar Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. O primeiro milagre atribuído a ela e reconhecido pelo Vaticano é o da recuperação de uma mulher que teve hemorragia grave durante o parto e podia morrer.

“O governo apoia e prestigia as Obras Sociais Irmã Dulce porque é uma instituição-referência em matéria de tratamento de saúde e gestão hospitalar. Temos, inclusive, algumas unidades hospitalares sob a gestão das Osid”, disse o secretário de Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt.