Durante reunião realizada na sede do comando da VI Região Militar, na Mouraria, em Salvador, representantes das Forças Armadas e da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia decidiram as ações e estratégias que serão utilizadas durante a paralisação de integrantes Polícia Militar do estado.

De acordo com o secretário da Segurança, Maurício Barbosa, todos trabalharão de forma integrada para controlar a situação. “O Exército, a Marinha e a Força Nacional estão nos auxiliando para restabelecer o mais rápido possível a sensação de segurança. Nós estamos discutindo aqui o futuro do estado democrático de direito, não podemos aceitar que uma minoria pratique atos criminosos contra nossa sociedade”.

Para o comandante da VI Região Militar, general Gonçalves Dias, o importante é garantir o patrulhamento da cidade. “Na noite desta sexta-feira (3) teremos 800 homens do Exército, no sábado (4) serão 1.500 homens fazendo o patrulhamento em áreas de grande circulação de pessoas, estações de transbordo, pontos turísticos e terminais de passageiros da capital”.

O general Gonçalves Dias garante que em cidades do interior, como Feira de Santana e Ilhéus, soldados o Exército também já estão atuando e o patrulhamento vai ser estendido para outras localidades, de acordo com as demandas. Ele informa também que outros 250 homens da Força Nacional de Segurança vão se integrar aos demais policiais que já fazem patrulhamento na capital.

Além do secretário estadual da Segurança, Maurício Barbosa, e do comandante da VI Região Militar, general Gonçalves Dias, participaram da reunião na Mouraria, o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Braga de Castro; o delegado-geral da Polícia Civil do estado, Hélio Jorge; e ainda representantes da Marinha, Exército, Força Aérea Brasileira e da Força Nacional de Segurança.