Nos dias 27 e 28 deste mês, das 8h às 17h, os estudantes da rede pública de ensino que estão cursando o 8° ou 9° ano do ensino fundamental ou o ensino médio e que atendam aos requisitos do Programa Jovem Aprendiz poderão se inscrever para concorrer a uma das 240 vagas oferecidas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em Salvador. As inscrições devem ser feitas na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, localizado no Largo do Campo Grande, n° 331.

No período de 6 a 9 de março, das 7h45 às 11h15, será a vez da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) realizar, na sua sede, na Paralela, as inscrições dos jovens, na faixa etária entre 14 e 17 anos, interessados em uma das 17 vagas (uma para jovens com necessidades especiais) que a empresa oferece.

Para participar da seleção, o candidato deve atender a alguns requisitos como ter cursado os três últimos anos em escola pública, ser nascido entre 09/04/1996 e 09/04/1998, possuir renda familiar de até dois salários mínimos, não ter participado de programas de aprendizagem e não ter nenhum membro da família participando de programas de aprendizagem. O edital completo do concurso está disponível na internet.

No ato da inscrição para a Embasa, os candidatos deverão apresentar originais e cópias de comprovante de renda familiar, carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho ou comprovante de solicitação, atestado de matrícula ou frequência escolar em instituição pública de ensino, e ainda a ficha de inscrição preenchida, disponível no Anexo I do Edital. O processo seletivo será realizado em duas etapas – prova objetiva (no dia 3 de março, em local a ser divulgado pelas Voluntárias Sociais da Bahia), e entrevista e análise do histórico escolar do candidato.

Águas e Saneamento 

Os aprovados pela Embasa serão contratados, por dois anos, como jovens aprendizes administrativos, com jornada de 20 horas semanais, remuneração mensal de meio salário mínimo durante o período de treinamento e de 2/3 do salário mínimo durante a prática supervisionada em uma das unidades da empresa em Salvador. A Embasa oferece ainda benefícios como plano de saúde, vale transporte e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS.

Desde 1999, a empresa é parceira do Programa Jovem Aprendiz, do governo federal, que tem o objetivo de promover o primeiro emprego como aprendizes a jovens entre 14 a 24 anos. De lá para cá, já contratou 1.217 jovens, sendo 996 aprendizes administrativos e 221 aprendizes operacionais. Em 2008, devido à atuação destacada no programa, a Embasa conquistou o Prêmio Ser Humano Luís Tarquínio, na categoria Empresa de Grande Porte, na modalidade Gestão de Pessoas.

Processamento de Dados

O Programa Aprendiz da Prodeb tem objetivo de promover a formação profissional e a integração social de jovens, por meio do desenvolvimento de qualificações e aquisição de conhecimentos teóricos e práticos de um ofício ou ocupação. Durante o programa, os jovens serão admitidos de acordo com as leis trabalhistas, jornada de 20 horas semanais, remuneração de salário mínimo-hora e vale-transporte. A formação dos aprendizes conta ainda com curso teórico de 400 horas e prática supervisionada. Mais informações no edital publicado no site da Prodeb.