As tendências do turismo na América do Sul e a discussão sobre Conta Satélite, um instrumento de aferição do peso do turismo na economia, foram os assuntos em destaque no primeiro dia do Núcleo do Conhecimento, que acontece no I Salão Baiano de Turismo, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

A primeira palestra do evento foi do executivo da Organização Mundial de Turismo (OMT), John Kester, que falou sobre a situação do turismo mundial, em especial na América Latina. “O Brasil tem um grande potencial para ser explorado ainda”. Ele ressaltou a importância do investimento em infraestrutura, marketing e planejamento para o desenvolvimento do turismo.

Kester disse também que a expectativa é de crescimento de 43 milhões de turistas por ano no mundo, impulsionado principalmente pelos países com economias emergentes, que vão crescer aproximadamente 4% a mais que os estáveis.

Para explicar mais sobre a Conta Satélite, tema de grande repercussão entre os profissionais de turismo, o público contou com a experiência dos pesquisadores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Wilson Rabahy e Décio Kadota, da gerente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Andrea Guimarães, do coordenador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, e de Jonh Kester, da OMT.

Fortalecimento

O público pode entender mais sobre a finalidade da conta satélite e a importância da sua implantação para o fortalecimento do turismo, levando em consideração que o sistema tem como objetivo medir aspectos não identificados nas contas estatais. “A conta satélite é essencial para medir a importância do turismo na economia, o consumo dos visitantes, além da contribuição do turismo interno e externo”, afirmou Wilson Rabahy.

Segundo Kester, a Conta Satélite é um método chave para medir o segmento que faz diferença e traz impactos na economia. “O turismo é definido pela demanda, tudo que é consumido pelo turista é considerado como turismo. Ele penetra em diversos setores como hospedagem, transporte, alimentação e de seus fornecedores”. O Salão, aberto na quinta-feira (17), prossegue até este sábado (19), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. A entrada é gratuita.