O governador Jaques Wagner visitou, na manhã deste sábado (19), a fábrica de Queijos Ki Sabor, no município de Serra Dourada, oeste da Bahia. A empresa completa 16 anos de produção de queijo e manteiga. O investimento foi de R$ 4,7 milhões, com capacidade instalada de leite de 250 mil/ litros/ dia no período de safra para produção de queijo.

“Nós geramos 140 empregos diretos e mais de 11 mil indiretos. Contamos com mais de quatro mil fornecedores de leite da região o que contribui para o desenvolvimento do município” afirma o sócio da Ki sabor, Jeová Ferreira Moreira.

Centenas de moradores, produtores e funcionários compareceram ao local durante a comemoração. O queijeiro José Divaldo Pereira, 55, lembra como sua vida foi modificada após o ingresso na fábrica há 16 anos. “Nós não temos a economia baseada na produção agrícola, aqui se produz leite e os pequenos produtores não tinham pra quem vender o produto. Depois da instalação da fábrica, a realidade e a qualidade de vida mudou. Nos sentimos seguros porque temos pra quem vender nosso produto e uma profissão que nos garante o sustento”.

Segurança também é a palavra de ordem na vida de Valdetina Campos Araújo que conseguiu emprego aos 51 anos. “A fábrica movimenta a economia, cria empregos e ajuda pessoas como eu que já não tinha mais perspectivas de trabalhar.”

Após a visita às instalações da empresa de laticínios e o acompanhamento do processo de fabricação dos produtos, o governador destacou a importância de empreendimentos como este para o interior da Bahia. “Esta fábrica é um exemplo para o restante do estado. Já movimenta mais de 100 mil litros de leite por mês e ainda vende toda a sua produção para outros estados do país. Nós queremos reproduzir esse modelo para toda a Bahia para melhorar a agricultura familiar. Nós incentivamos a criação de empresas e cooperativas para garantir que os pequenos produtores possam trabalhar com tranquilidade, com a garantia de venda do produto”.