A criação dos Territórios de Identidade da Bahia pelo governo estadual e sua adoção como norteador do planejamento, visando a regionalização das ações governamentais, são fundamentais para a promoção do desenvolvimento em todo o estado. Para defini-los, além dos aspectos geográficos e econômicos, é preciso compreender as questões sociais e culturais de cada região, por meio de um mapeamento que contribui para o seu desenvolvimento.

Este foi o tema principal de palestras feitas pelo secretário estadual de Cultura do Estado, Albino Rubim, e pelo diretor da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (Sei), José Geraldo Reis, durante o lançamento da publicação ‘Panorama Cultural da Bahia Contemporânea’, na segunda-feira (18) à noite, no Palacete das Artes, no bairro da Graça, em Salvador, tendo como foco principal a diversidade cultural da Bahia.

“Este é o resultado de um trabalho em conjunto, transversal, direcionado a importante idéia de territórios de identidade. É mais uma ação que reflete a importância do trabalho articulado entre as secretarias do estado e a compreensão de suas obrigações para além de Salvador”, disse Rubim.

O lançamento do ‘Panorama Cultural da Bahia Contemporânea’ reuniu autores da coletânea de artigos, pesquisadores, produtores culturais, além de autoridades. Para curadora Carlota Gottschal, a publicação contribui também para a superação dos preconceitos existentes no campo cultural. “É a reunião de cada pedaço da Bahia. Estamos felizes em presentear a sociedade com esse lançamento”.

Roberto Dantas, um dos autores presentes ao evento, destacou a importância das pesquisas em campo. Segundo ele, é uma forma de atualizar os grupos culturais, os artistas e as diversas linguagens culturais. O pesquisador e professor Paulo Miguez ressaltou a qualidade da publicação e disse que se trata de um incentivo altamente relevante. “São estudos sobre várias culturas que unificam a Bahia”. A publicação pode ser obtida por download gratuito no portal da Sei.