Vinte e três veículos, entre vans e micro-ônibus, foram autuados nesta sexta-feira (6) por transporte clandestino, em blitz realizada pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal. A operação foi realizada no segundo posto de pedágio da Via Bahia, no km 600 da BR-324, no sentido Feira de Santana-Salvador, e o número de autuações refere-se ao período das 8h às 15h. Cada veículo recebeu a multa por transporte clandestino, que tem valor atual de R$ 2.802,80.

O diretor executivo da Agerba, Eduardo Pessôa, ressaltou que o combate ao transporte clandestino não para. De janeiro a junho deste ano foram aplicadas 1.661 multas por transporte irregular. Fiscais do órgão fazem atualmente blitzes itinerantes em todo o estado, trabalho que será reforçado com a aquisição de novas viaturas.

Segundo ele, além da atuação da Agerba é indispensável a colaboração da população, que não deve utilizar o transporte clandestino, preferindo o transporte regular, “porque, às vezes, a economia de alguns reais pode vir a custar a própria vida”.

Complementar

Além de combater o transporte clandestino, a Agerba vem realizando licitações para regularizar o chamado transporte complementar, aquele que atende a localidades não servidas pelo transporte regular. Segundo o diretor executivo, até o final do ano cerca de 100 linhas do transporte complementar deverão estar regularizadas nos municípios de Feira de Santana, Juazeiro, Entre Rios, Vitória da Conquista, Jacobina, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Jequié e Senhor do Bonfim.