Este ano, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) comemora seu 30º aniversário. Entre as ações de difusão, formação, intercâmbio e memória que vêm sendo feitas na celebração deste marco, destaque para o concurso Osba 30 Anos – Residência Artística.

Com inscrições abertas até o dia 6 de agosto, o certame é realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), através do Teatro Castro Alves (TCA), que abriga os corpos estáveis de música e dança do Estado: Osba e Balé Teatro Castro Alves (BTCA). O texto do edital e seus anexos estão disponíveis nos sites do TCA e da Funceb.

Por meio de seleção de propostas artístico-formativas, o concurso vai contratar músicos profissionais de orquestra para fazer residência artística na Osba pelo período de seis meses, a partir do dia 24 de setembro deste ano, para promover intercâmbio cultural, troca de experiências e aprendizado.

Serão selecionadas até 30 propostas, em vagas e funções distribuídas em três famílias: cordas (spalla, concertino, contrabaixo, harpa, viola, violino e violoncelo), madeiras (clarineta/clarone, fagote, oboé e oboé/corne inglês) e metais (trombone e trompa). A remuneração, em valor bruto, para cada músico contratado está entre R$ 33 mil e R$ 48 mil pelo semestre, a depender de sua função e qualificação artística.

Podem se inscrever brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 18 anos, com atuação reconhecida na área da música de concerto. O concurso é também aberto à participação de estrangeiros com visto de trabalho regular.

As inscrições, que exigem apresentação do formulário preenchido e documentos complementares listados no edital, podem ser feitas presencialmente no TCA, ou através dos Correios, por Sedex ou similar, com aviso de recebimento (AR).

A comissão de seleção, composta por três membros, será presidida pelo diretor artístico da Osba, Carlos Prazeres. Os resultados da primeira fase, de análise das propostas, serão divulgados até o dia 14 de agosto, quando se indicarão os pré-selecionados a serem submetidos a audições, que vão ser realizadas nas cidades de São Paulo (dias 1º e 2 de setembro) e Salvador (dias 3 e 4 de setembro), para comprovação de suas competências.

Os resultados da segunda fase serão publicados até o dia 6 de setembro, para posterior habilitação dos selecionados, tendo a lista final de contratados estabelecida até o dia 21 de setembro.