Com o objetivo de estruturar e dinamizar a cadeia produtiva da caprinocultura de leite nos municípios dos Territórios de Irecê e do Sisal, foi lançado, na terça-feira (18), no município de Valente, na região sisaleira do estado, o Edital 05/2012, que prevê o apoio a projetos e empreendimentos da agricultura familiar, associações e cooperativas produtoras de caprinos de leite. No total, 50 propostas serão selecionadas, beneficiando cerca de mil famílias.

Os agricultores poderão se inscrever para obter kits de caprinocultura de leite, com máquinas forrageiras, 100 animais matrizes e cinco reprodutores ou para receber Tanques de Resfriamento de Leite (TRL) com capacidade de armazenamento de dois mil litros. Os interessados em participar do concurso devem cadastrar a Manifestação de Interesse até o dia 30 de janeiro de 2013.

Inscrição

Para se inscrever no edital, os agricultores familiares terão que apresentar projetos técnicos que serão avaliados por comissão técnica do Estado e atender alguns pré-requisitos como ter Declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap Jurídica), possuir CNPJ e ser estabelecido na Bahia há, pelo menos, dois anos. Para facilitar o processo, os agricultores contarão com os extensionistas da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), que irão prestar assistência técnica gratuita para a confecção dos projetos.

A entidade poderá realizar sua inscrição por meio da postagem com AR (aviso de recebimento) em envelope lacrado contendo os documentos especificados no edital, endereçada à CAR, localizada na Avenida Luis Viana Filho, número 250, Avenida II, Conjunto Seplan, no Centro Administrativo da Bahia (CAB) CEP: 41.745-000, Salvador-BA, e identificando o Edital 05/2012, seleção de beneficiários para ações de desenvolvimento da caprinocultura de leite.

Vida Melhor

O edital integra as ações do programa estadual Vida Melhor, coordenado pela Casa Civil, e está vinculado ao Acordo de Cooperação e Convênio firmado entre o Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) e o Ministério da Integração Nacional, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional .

Com a parceria da Casa Civil, e das secretarias de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), e de Relações Institucionais (Serin), a ação vai gerar trabalho e renda, a partir da produção de caprinos de leite, além da sustentabilidade dos empreendimentos rurais nos aspectos econômicos, sociais, culturais, ambientais e de gestão. Clique aqui para mais esclarecimentos sobre o processo de seleção, inscrições e informações sobre o edital.