Um investimento de quase R$ 1 milhão está sendo feito pelo Governo do Estado no apoio a 2.675 catadores de resíduos sólidos que atuarão no Carnaval de Salvador 2013. Os recursos estão sendo disponibilizados por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que está investindo R$ 600 mil, e pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que reservou cerca de R$ 400 mil para o projeto denominado ‘EcoFolia Solidária – O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente’. Além do recurso financeiro, será disponibilizada uma equipe técnica para trabalhar durante todo o Carnaval.

O projeto de apoio do governo aos catadores durante a festa, que acontece pelo sétimo ano consecutivo, tem execução da Companhia de Desenvolvimento e Ação regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

A ação é coordenada pelo Centro de Educação e Cultura popular (Cecup), tendo como público alvo o Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia e os catadores avulsos, proporcionando ao público atendido novas possibilidades de comercialização, com chances reais de lucro, durante o Carnaval. A ação também favorece a diminuição do impacto ambiental, com a coleta dos resíduos descartados indevidamente durante a folia.

Para realizar a coleta dos resíduos sólidos com segurança, os trabalhadores irão receber o kit contendo calça, camisa, botas, luvas de PVC e protetores auriculares, alimentação, além de assessoria técnica e deslocamento do material coletado, que ficarão armazenados nas centrais de apoio montadas no Politeama, Barra, Ondina, Largo Dois de Julho e Ladeira da Montanha.

Linha de crédito especial é disponibilizada para cinco cooperativas

O governo, por meio da Setre e da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), também disponibilizou uma linha de financiamento especial a cinco cooperativas de catadores. Cada uma das entidades deve tomar, em média, R$ 20 mil, por meio dos programas CrediBahia e CrediSol.

Com a oferta do microcrédito, o governo estadual valoriza o trabalho dos catadores, que durante o Carnaval têm as chances de lucro abreviadas, pois nesse período existe uma demanda maior que a procura, o que reduz o valor dos resíduos sólidos. Com o empréstimo, é possível comprar o material coletado pelos catadores avulsos, estocar e só vender após o período da festa, quando o valor das latinhas e das garrafas PET aumenta.