A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), realiza a partir desta segunda-feira (4) o primeiro Encontro dos Formadores e Orientadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). A ação de Formação Continuada dos Orientadores de Estudos contempla 28 municípios, envolvendo 86 professores/orientadores e 28 coordenadores municipais do Pacto, por meio do Departamento de Ciências da Educação.

De acordo com a professora Cornélia Guimarães dos Santos, supervisora Pacto/Uesc, até a próxima sexta-feira (8) o grupo vai cumprir uma programação, em tempo integral, de formação continuada presencial para professores/alfabetizadores e seus orientadores de estudo.

A universidade vai distribuir materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas, gestão,controle e mobilização. Os educadores que participam do programa têm a oportunidade de repensar o que está sendo feito e o que pode ser melhorado para que o aluno chegue ao 3º ano do ensino fundamental com todos os requisitos completos de alfabetização.

O Pnaic atende ao projeto de Lei 8.035/2010, que propõe a alfabetização de todas as crianças, de, no máximo, oito anos de idade, até 2020. A proposta do Ministério da Educação é que 100% das crianças brasileiras estejam plenamente alfabetizadas. O programa é realizado em articulação com outros programas educacionais como o PNDL, o PNBE e os jogos educativos.