Nada de console ou de controle remoto. O jogo de futebol virtual desenvolvido pelo grupo de pesquisa Bahia Robotic Team (BRT), do Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (Acso), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), é um simulador 3D. A equipe é a única do Nordeste a representar o Brasil no mundial de futebol de robôs (Robocup), que será realizado na Holanda, no período de 24 de junho a 1º de julho.

No simulador, os jogos são disputados com 11 jogadores de cada lado, da mesma forma que é realizado com pessoas. O estudante e pesquisador Alan Santos, 22 anos, explica que a inteligência artificial é desenvolvida para que o robô tome as decisões em campo, defina o posicionamento e faça lançamentos.

“Não é preciso ter uma pessoa para comandar os ‘jogadores’ como se faz em um vídeo-game. Colocamos o código e, por meio da inteligência artificial, os robôs jogam sozinhos, se comunicam e tomam decisões estratégicas. Nesse ambiente virtual tudo é independente, não há uma interação do usuário com a máquina”, explica Alan.

Dedicação

O esforço da equipe de pesquisadores baianos foi grande para que o projeto fosse habilitado para a competição. Foram três anos de dedicação e muitos testes. A equipe da Uneb, que representa o Brasil pela sexta vez na copa do mundo de futebol de robô, já garantiu diversos prêmios.

A competição é a principal disputa mundial da categoria, e tem como objetivo promover o crescimento e o desenvolvimento das áreas de robótica e inteligência artificial. No Brasil, apenas o time baiano da Uneb e o ITAndroids, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica de São Paulo (ITA-SP), se classificaram.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais da Uneb, Josemar Rodrigues, a equipe Bahia3D, iniciativa do grupo BRT, participou da seleção, que contou com apresentação de programas binários e artigos científicos, realizada entre janeiro e fevereiro deste ano. Para os alunos que participam do projeto do Simulado 3D e de outros na área de robótica, a oportunidade não é apenas de participar de competição, e sim ir mais além nos estudos e na pesquisa científica.

“O conhecimento que estou tendo agora vai me ajudar no futuro. A experiência vai facilitar a minha entrada no mestrado, na produção de teses”, afirmou a estudante do 3º semestre de sistema da informação, Lorena Pereira, 19 anos. Outro que está pensando no futuro é o estudante do 7º semestre do mesmo curso, Alan Santos. “É bom trabalhar aqui porque adquirimos conhecimento. Para quem quer seguir a linha de pesquisa, fazer a iniciação de pesquisa ajuda bastante. Já saímos com a carreira encaminhada”.

Outros 24 times de países como Estados Unidos, Alemanha, Japão, Irã, China, Reino Unido, Portugal, Austrália, Paquistão e França vão participar da categoria no mundial. O evento deve reunir mais de quatro mil pesquisadores.

Novo projeto para competição na Paraíba em 2014

Para quem pensa que o grupo baiano está apenas preocupado com a competição deste ano, engana-se. Os pesquisadores já trabalham em um novo projeto, um robô físico que vai participar da competição de 2014, na Paraíba.

“Estamos trabalhando com grandes players (jogadores) mundiais, com os grandes pesquisadores e laboratórios do mundo. Por isso, precisamos estar bem preparados. Estamos desenvolvendo um robô de uso doméstico para a competição, que vai ser realizada pela primeira vez na América Latina, sediada no Brasil”, enfatizou o professor Josemar Rodrigues.

Segundo ele, “o mundo se volta para o Cabula, se volta para a Uneb, para muito das coisas que pesquisamos. Contribuímos para área de inteligência artificial do mundo, e destas experiências é que saem muitas soluções tecnológicas”.

Conquistas

Em 2009, a BRT conquistou a terceira posição na categoria realidade mista da RoboCup, melhor marca já conquistada por um time brasileiro em toda história da competição, que é realizada desde 1997.

A equipe reúne outras conquistas importantes como o primeiro lugar na RoboCup Japan Open 2010 e na RoboCup Brazil Open 2007, a segunda colocação no RoboCup Iran Open 2010, o terceiro lugar na RoboCup Áustria 2009, e o quarto lugar no RoboCup Cingapura 2010, além das vitórias na Latin American Robotics Competition (Larc). Mais informações no site – acesse aqui.