O governador Jaques Wagner participa, nesta segunda-feira (13), em São Paulo, da 31ª Edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha e Rodada de Negócios, o evento mais importante da agenda bilateral dos dois países, que reúne autoridades governamentais e lideranças empresariais de ambos as nações para discutir a ampliação de investimentos e novas formas de cooperação. Pela manhã, o governador visitou o estande da Bahia montado no evento, que se realiza no Centro de Convenções do World Trade Center (WTC).

À tarde, Wagner participa da solenidade de abertura do encontro, com a participação da presidente Dilma Rousseff e do presidente da República Federal da Alemanha, Joachim Gauck, como convidados especiais. Sob o lema "Cooperação Brasil-Alemanha para a Competitividade", serão realizados painéis sobre a parceria entre o setor público e privado de ambos os países e workshops para debater os desafios relacionados às megacidades, à gestão de megaprojetos e aos desafios do setor de energia.

Nova York

Na noite desta segunda (13), o governador Jaques Wagner embarca para a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, em companhia do secretário estadual do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, onde participa, na terça (14) e quarta-feira (15), do evento Missão Estados Unidos: Conferência de Infraestrutura Brasileira, promovido pelas empresas McKinsey & Company e Bloomberg.

Um dos palestrantes do evento, o governador Wagner irá tratar, na sua apresentação de quarta-feira (15), das oportunidades de investimento na Bahia, quando traçará um quadro da atual conjuntura do estado, os grandes investimentos em infraestrutura e o foco na redução das desigualdades sociais, que tem sido a marca do atual governo, bem como as condições favoráveis para instalação de novos empreendimentos. Participam do evento 35 organizações das áreas de gestão global de ativos, bancos e sistema de aposentadoria.

A relação bilateral entre a Bahia e os Estados Unidos vem crescendo ano a ano, com saldo positivo para o Estado. Pasta química de madeira (20,1%), p-xileno (15,3%); pneus novos para automóveis de passageiros (13,2%); e benzeno (9,6%) são os principais produtos exportados para os Estados Unidos. Já as importações se concentram em petróleo e seus derivados, inseticidas e fósforo branco.