Cerca de 500 gestores culturais e conselheiros de cultura dos 417 municípios baianos conhecerão, a partir de segunda-feira (27), em Feira de Santana, as ações de política pública realizadas pelo governo estadual na área do patrimônio cultural, material e imaterial, da Bahia.

Eles estarão reunidos até quarta-feira (29), no Centro de Cultura Amélio Amorim, para participar de dois fóruns da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), responsável pela política que beneficia os bens culturais baianos, via Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac).

“Este público integra as novas equipes municipais empossadas este ano e, para uma boa atuação, é fundamental que conheçam as iniciativas já desenvolvidas pelo Estado, que necessitam de parcerias com as prefeituras e câmaras locais”, explica o diretor-geral do Ipac, Frederico Mendonça.

Os gestores e conselheiros municipais receberão a nova publicação do órgão, a coleção ‘Apostilas do Ipac’, em cinco volumes, com os títulos Salvaguarda do Patrimônio Cultural Afro-Brasileiro, Patrimônio e Festas Populares, Patrimônio Material e Imaterial do Cortejo do Dois de Julho, Construindo um Sistema Estadual de Patrimônio, A Experiência do ICMS Cultural de Minas Gerais e Circuitos Arqueológicos da Chapada Diamantina.

Sipac

Além disso, o Ipac disponibilizará, em fase de testes e consulta on-line, o Sistema de Informações do Patrimônio Cultural (Sipac), acessível aqui. O novo Sistema do Ipac reúne os dados sobre os 174 imóveis, centros urbanos e bens artísticos culturais tombados, além de nove manifestações registradas como bens intangíveis até 2013. Os dados estão agrupados nos 27 Territórios de Identidade, associando os bens culturais com suas localizações geográficas.

Um caleidoscópio, vídeos e revistas eletrônicas das ações do Ipac também serão disponibilizados em um estande. O caleidoscópio é assinado pelo artista visual Joãozito, exibindo imagens do trabalho do órgão em projeções com espelhos. Um vídeo sobre as publicações do Ipac será exibido e um monitor touch screen terá revistas eletrônicas com textos, fotos, mapas e plantas arquitetônicas feitas pelo órgão.

Dados sobre projetos, programas e obras do Ipac, além da relação dos bens culturais tombados e registrados na Bahia, são encontrados aqui