Uma verdadeira mistura de linguagens e expressões. A sétima edição do Festival das Artes Caldeirão Cultural comemora o 6º aniversário de reabertura do maior equipamento cultural do subúrbio – o Centro Cultural Plataforma -, trazendo um novo ingrediente: o futebol. A Copa das Confederações da Fifa será celebrada dentro da programação do Caldeirão, como parte do projeto Cultura em Campo, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult). A programação, que vai até o dia 30 de junho, conta com atividades gratuitas e outras a preços populares (R$ 4 e R$ 2).

Diversas atividades estão planejadas para atender a todas as idades. Oficinas, shows musicais, apresentações de dança e teatro, exposições, biblioteca itinerante, exibição de filmes, trilhas ecológica e cultural, mesas-redondas e seminários, além de atrações infantis como leitura e contação de histórias, pula-pula, piscina de bolas, brincadeiras e guloseimas.

Lá no Fundo do Quintal, os amantes do futebol poderão se reunir e torcer pela Seleção Brasileira, com direito à concentração e comemoração pós-jogos, com shows musicais na área externa do espaço. Serão exibidas as partidas dos dias 15, 19, 22 e 30 de junho. No dia 16, quem entra em campo são os grupos culturais do subúrbio para o Baba de Artistas, mais uma novidade para essa edição.

Cinema

Na Tela do Subúrbio, a produção audiovisual do território pode ser conferida com a exibição dos filmes Direções, O Ambiente é Nosso e Só Vou Experimentar. Será oferecida ainda uma oficina de vídeo com celular. Continuando a programação voltada à sétima arte, o Circuito Popular de Cinema e Vídeo traz a Mostra Futebol Arte como tema de junho.

O programa Plataforma de Meio Ambiente é outra novidade para 2013. Por meio do projeto Ecocult – Trilhas, Piqueniques, Redes e Cultura, serão realizadas atividades de conscientização ambiental com o intuito de potencializar não só as riquezas culturais, mas também a biodiversidade do território. Trilhas ecológico-culturais, oficinas de plantio de grãos, ações com os Canteiros Coletivos e outras atividades fazem parte da programação.

História

Resultado da mobilização de artistas e entidades culturais do subúrbio, o Festival das Artes Caldeirão Cultural surgiu em comemoração à reabertura do Centro Cultural Plataforma. A Secult, por meio da Funceb, juntamente com o Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio, reabriu o centro em 8 de junho de 2007. O Caldeirão é mais do que um festival comemorativo, tornou-se um instrumento importante para o desenvolvimento de projetos no espaço cultural.

Piquenique de Argumentos, Plataforma de Talentos, Caminhada Cultural, Lá no Fundo do Quintal, Coisas de Rua, Plataforma Convidança, Sala de Leitura Paulo Brás e Por Dentro da Casa são alguns exemplos de ações importantes desenvolvidos por meio do festival. 

O Centro Cultural Plataforma faz parte da rede de espaços culturais sob a coordenação da Diretoria de Espaços Culturais (DEC) da Secult e gerido em parceria com o Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio.