Moradores do bairro Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, assistiram a partida entre Brasil e México, pela Copa das Confederações, nesta quarta-feira (19), em um telão montado no centro cultural do bairro, administrado pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult), onde também foi apresentado um show musical com a banda baiana MPB System.

A iniciativa faz parte do projeto Cultura em Campo, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secult, especialmente para o período dos jogos da Copa das Confederações. Além da transmissão das partidas, a programação inclui shows musicais e outras atividades artísticas e é executada em praticamente todos os espaços culturais mantidos pela Secult na capital e em cidades do interior do estado.

Isis Sacramento, 27 anos, é moradora de Plataforma e trabalha na Biblioteca Abdias do Nascimento, que tem parceria com o Centro Cultural do bairro. Ela foi uma das 100 pessoas que assistiram ao jogo no local, seguido da apresentação musical. “Este é um evento bacana, que traz a oportunidade de ver a partida e ouvir boa música, com pessoas bonitas, aqui da localidade. É uma ótima associação”, afirmou.

Entrada franca

O músico Ivam Almeida também aprova a iniciativa e aponta outro benefício. “A gente aproveita todo este gancho, futebol, cultura, e a interação com este público aqui de Plataforma para mostrar nosso trabalho. Isto é muito importante aqui para a comunidade”.
      

De acordo com a coordenadora do Centro Cultural de Plataforma, Ana Vaneska Almeida, o espaço foi preparado para o jogo. “A gente instalou toda uma infraestrutura planejada para dar conta deste evento, com projetor e cadeiras em uma sala com ar condicionado. Temos também espaço para música e dança, onde as bandas estão tocando. Tudo com entrada franca”.

Outros eventos

Vários outros eventos vão acontecer nos diversos espaços administrados pela Secult durante o período da copa. Além da programação básica de exibição do jogo seguida de shows, acontecem outras atividades artístico-culturais. O Solar de Virote, no Solar Boa Vista, no bairro de Brotas, na capital baiana, fará mais de 24 horas de atividades sem parar, a partir do dia 29.

O Casa da Música- Itapuã Festival promove diversas oficinas de dança, música e circo, entre os dias 26 e 28,  e também uma celebração em homenagem à cultura nordestina, com muito forró e culinária típica.