Nesta terça-feira (25), o município de Cachoeira, no Recôncavo, foi pelo sexto ano consecutivo a sede do Governo do Estado. O governador Jaques Wagner despachou na cidade, onde vários serviços públicos estaduais estão disponíveis para a população, a exemplo do SAC Móvel e da Biblioteca Móvel.

A programação oficial foi aberta no início da manhã. Por volta das 8h, o governador e outras autoridades participaram do hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Cachoeira em solenidade realizada em frente à Câmara de Vereadores do município.

As comemorações seguiram com o Te Deum, missa solene celebrada na Igreja do Rosário. À tarde, a programação continuou com uma sessão solene na câmara municipal e, encerrando as atividades, o desfile cívico pelas principais ruas da Cidade Heróica.

Ainda no Recôncavo, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) lançou a programação cultural das celebrações da Independência da Bahia. Entre as atividades está a Rota da Independência, que leva a municípios da região a Biblioteca Móvel da Fundação Pedro Calmon, com atividades de promoção e estímulo à leitura.

A biblioteca acompanha as visitas do SAC Móvel. A unidade disponibiliza os serviços de emissão de carteira de identidade, CPF, antecedentes criminais, além da ouvidoria. As carteiras de identidade são entregues no mesmo dia da emissão.

A dona de casa Maria de Lurdes Santana foi uma das primeiras a ser atendida e conseguiu o documento de identificação. “No órgão da cidade demora muito, por isso aproveitei para tirar a identidade aqui”.

O SAC Móvel fica em Cachoeira até esta quarta-feira (26), estará em Maragojipe nos dias 28 e 29 e em Governador Mangabeira nos dias 1º e 2 de julho. O atendimento funciona das 8h às 18h. De acordo com o secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, a oferta de serviços é uma forma de reconhecer a importância histórica da região. “São serviços necessários para população, mas, sobretudo possui um valor simbólico para mostrar aos cachoeiranos que todos os baianos estão agradecidos pela luta iniciada no ano de 1822”.

A secretária de Desenvolvimento Social, Moema Gramacho, destacou a importância da identificação por meio da carteira de identidade, essencial para o acesso a diversos serviços e políticas públicas. “É um dever social e o Estado está aqui presente prestando serviços à população”.

2 de Julho em Salvador

Em Salvador, no dia 2 o destaque da programação cultural é a retomada do concurso que premia as fachadas decoradas de imóveis localizados no trajeto do cortejo do 2 de Julho, entre a Lapinha e a Praça Municipal. A premiação, que não era realizada há dois anos, concederá prêmios de R$ 1 mil a R$ 3 mil para as três melhores fachadas, segundo uma comissão julgadora.

O cortejo em comemoração pelos 190 anos das lutas pela independência na Bahia terá a participação de 13 filarmônicas e cinco grupos de tradições populares, representando diferentes regiões do estado. A programação inclui ainda feiras de livros e shows musicais, além de um seminário internacional sobre as independências.

“Existe um conjunto de organismos da Secretaria de Cultura envolvido com atividades em todas as cidades no roteiro da independência, concentrando também em Salvador”, disse o secretário da Cultura, Albino Rubim.

Data histórica nacional

A Lei 10.695/07, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia e sancionada pelo governador Jaques Wagner, estabelece que em 25 de junho a sede do governo seja transferida para Cachoeira, tendo em vista que neste dia, no ano de 1822, os moradores de Cachoeira iniciaram as lutas pela Independência da Bahia, culminando com a batalha final, em 2 de Julho de 1823, data magna do estado.

No início deste mês, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que inclui o 2 de julho como data histórica do calendário de efemérides nacionais. “Essa é a semana da Independência baiana e brasileira e por isso o Congresso Nacional reconhece acertadamente o 2 de julho como data nacional, colocando-a na altura que ela merece”, afirmou Jaques Wagner.

Publicada às 8h35
Atualizada às 16h55