Um voo semanal da Passaredo será inaugurado neste sábado (29) entre Salvador e Valença, onde o aeroporto estava fechado há 13 anos. A implantação da linha foi possível devido ao benefício fiscal de redução de base de cálculo, de 17% para 10%, na compra de querosene de aviação pela companhia aérea. O termo do acordo foi assinado nesta quinta-feira (27), na Governadoria, em Salvador, pelo governador Jaques Wagner e o diretor de planejamento da empresa, Ricardo Merenda.

Segundo o secretário da Fazenda, Luiz Alberto Petitinga, a arrecadação a menos com a redução da alíquota será compensada por outros fatores da economia, inclusive o aumento da quantidade de querosene para aviação adquirida pela empresa. “Ganharão o município e o Estado. Com o turismo aumentando, a prefeitura vai recolher mais Imposto Sobre Serviço [ISS] e serão gerados mais empregos na região”.

Petitinga disse ainda que a medida incentiva também a empresa a implantar novos destinos para o interior do estado, “propiciando uma visibilidade e mais fácil acesso a toda a população brasileira que faz turismo e quer conhecer o destino Bahia”. Além da redução, o termo de acordo prevê também a destinação de contribuição, por parte da empresa, ao Programa de Desenvolvimento Tecnológico do Estado (Inovatec). O valor corresponderá a 0,6% incidente sobre o montante de querosene adquirido.

Novas rotas

Para Ricardo Merenda, o estímulo é importante no desenvolvimento de novas rotas. “Estamos colocando a primeira frequência para ver como o mercado se comporta e o que a população local necessita, e estudando também ter voos para Feira de Santana, Paulo Afonso, Guanambi. Estamos estudando toda a Bahia”.

O secretário do Turismo, Domingos Leonelli, afirmou que a nova rota vai dinamizar o turismo não somente em Valença, mas também em Cairu, Morro de São Paulo, Guaibim e o turismo de negócios em Santo Antônio de Jesus. “Isso faz parte de uma política do governo de interiorizar o turismo e ativar aeroportos. Com este estímulo fiscal, nós já conseguimos também novos voos para Lençois, onde o aeroporto estava fechado há seis anos, Barreiras, Porto Seguro, Ilhéus e Conquista".

Passagens

Às 16h43 acontecerá a inauguração do voo, que será semanal e foi viabilizado em decorrência do decreto assinado pelo governador Jaques Wagner, que prevê a redução da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível de aeronaves para voos regionais. As passagens já estão disponíveis no website da companhia e custam a partir de R$ 49.

A linha comercial é a primeira do aeroporto de Valença, que foi construído no ano de 2000 e só operava com companhias de táxi aéreo e voos particulares. O secretário Leonelli comemorou, mas afirmou que o trabalho de articulação dos técnicos continua para haver mais frequências semanais e beneficiar mais ainda o setor. “A própria companhia aérea tem interesse em colocar mais um voo semanal, o que fortalecerá o turismo na região”.

Costa do Dendê

Região rica em atrativos naturais e culturais, a zona turística oferece diversas opções de lugares para visitação, desde as paradisíacas ilhas de Morro de São Paulo e Boipeba a praias como Guaibim e Barra Grande, além de cachoeiras, comunidades quilombolas e equipamentos de turismo rural. Com uma culinária diversificada, o local é famoso pelos saborosos pratos à base de peixes e frutos do mar.

De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a Costa do Dendê recebe 660 mil turistas por ano, sendo cerca de 20% estrangeiros, percentual acima da média nacional. As localidades mais visitadas são Maraú, Boipeba, Morro de São Paulo e Cairu (sede).