A Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri) concedeu o Selo de Identificação de Produto da Agricultura Familiar da Bahia (Sipaf) à farinha de copioba fabricada pelo agricultor familiar Edilson Santos de Santana, 33 anos, no Vale do Rio Copioba Açu, município de Nazaré, no Recôncavo. A ação tem o objetivo de fortalecer a identidade social da agricultura familiar perante os consumidores.

O produto contemplado tem tradição. Edilson já trabalha com a farinha de mandioca há mais de 20 anos, seguindo uma tradição passada de pai para filho. A produção do agricultor é acompanhada pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Seagri, que, por meio de seus técnicos, presta Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na cadeia produtiva da mandioca, orientando o produtor na escolha das manivas, preparo do solo, adubação adequada e colheita.

O engenheiro agrônomo da EBDA, Manoel Brito, chefe do Escritório de Nazaré, informou que a EBDA também é responsável pela emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento que permite o acesso do agricultor familiar às políticas públicas governamentais. “A DAP concedida a Edilson Santos foi fator determinante para que ele recebesse o selo que, hoje, vai contribuir para uma mudança de vida”.

Respeito

O técnico da EBDA, Francisco Alves Vieira Filho, que assiste o agricultor, explica que o selo é o reconhecimento da tradição secular da produção desse tipo de farinha, muito procurada pela qualidade superior. “Vejo o Sipaf como um presente para a agricultura familiar, uma mudança no cenário nacional. Esta marca diferencia os produtos, que passam a ser respeitados por toda sociedade e isso promove o desenvolvimento socioeconômico da produção”.

Conhecida por seu paladar diferenciado, sem acidez, a farinha de copioba tem uma característica bem marcante, já que se apresenta mais fina e bem torrada, diferente da farinha tradicional. As variedades de mandioca usadas por Edilson Santos são “cigana e motoboy (Manihot esculaita)”, que, de acordo com Francisco Alves, são ideais para a produção da farinha de copioba.

Em 2012, o agricultor foi indicado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, para representar o Brasil em evento sobre a produção de alimentos de qualidade, na Itália – o ‘Salone Internazionale Del Gusto’. Ele apresentou a farinha de copioba para o público europeu, onde demonstrou a boa qualidade da farinha produzida em terras brasileira.

EBDA trabalha pela Indicação Geográfica do produto

Em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nazaré, a EBDA está trabalhando na Indicação Geográfica da farinha de copioba na região, que consiste em identificar geograficamente a origem de um produto.

Para conquistar a Indicação Geográfica, o produto precisa ter um diferencial de qualidade, uma notoriedade em relação aos demais produtos disponíveis comercialmente, em função da região ao qual pertence.

“É com orgulho que, nós da EBDA, fazemos parte da construção do desenvolvimento da agricultura familiar. Experiências exitosas como esta nos motiva a continuar abraçando a Ater pública de qualidade como bandeira de trabalho”, afirma Manoel Brito.