Democratizar e divulgar o acesso à dança nas escolas públicas de Alagados, Cajazeiras, Plataforma e Bairro da Paz, em Salvador. Esta é a proposta do projeto ‘Nós Periférico’ realizado, em parceria, pelo Coletivo Quitanda e Núcleo Vagapara, com o apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia, órgão vinculado à Secretaria de Cultura (Secult), por meio de premiação do edital Calendário das Artes.

As atividades são gratuitas e contemplam a encenação do espetáculo ‘Nó’ e a realização de oficina de criação em dança e serão realizadas ao longo do mês de agosto, com apresentações em um final de semana para cada local, sendo a peça teatral na sexta-feira a tarde, e as atividades formativas no sábado pela manhã.

De acordo com o calendário da programação, durante o mês de agosto, nos dias 2 e 3, o projeto estará no Espaço Cultural de Alagados, no bairro de Alagados. Em Cajazeiras as atividades acontecerão nos dias 9 e 10 do mesmo mês, na Escola Estadual D. Leonor Calmon, nos dias 23 e 24, no bairro de Plataforma, no Colégio Estadual de Plataforma, e nos 30 e 31, no Espaço Avançar do bairro da Paz.

Segundo os responsáveis pelo projeto, a proposta é de estimular a relação entre arte, comunidade e processos pedagógicos, tendo a dança como propulsora dos encontros, diálogos e reflexões sobre emergências do mundo atual, sobretudo quanto ao respeito à relação entre o corpo e a tecnologia.