Referência nacional na área de robótica, o Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (Acso) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) vai participar da organização da etapa regional (Bahia) da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

O evento, aberto ao público, será realizado no próximo sábado (3), das 8h às 18h, nas instalações da sede do colégio Sartre COC, no bairro do Itaigara, em Salvador. Participam da iniciativa 25 equipes compostas por estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de instituições públicas e privadas da capital e do interior, que devem apresentar projetos de robôs de resgate.

Os vencedores da etapa regional estarão classificados para participar do evento nacional, que acontece no mês de outubro, em Fortaleza (CE).

Este ano, o Acso, por meio da Bahia Robotics Team (BRT), disputou pela sexta vez a RoboCup, copa do mundo de futebol de robôs. O evento foi realizado em Eindhoven (Holanda).  No próximo ano, o Brasil sedia a RoboCup 2014. A edição será realizada em João Pessoa (PB) e vai contar com a participação de pesquisadores da Uneb em sua organização.