Para fazer com que mais pessoas tenham contato com a tecnologia solar, a Coelba, em parceria com o Governo da Bahia, criou o Centro de Visitação Pituaçu Solar, dentro do próprio estádio. O objetivo do centro de visitação é difundir conceitos de eficiência energética e energias renováveis, expondo a tecnologia utilizada para estudantes e visitantes interessados em aprender sobre a geração solar fotovoltaica e conhecer na prática uma usina geradora.

O centro estará sediado no Estádio Metropolitano de Pituaçu – o primeiro estádio esportivo com geração de energia solar da América Latina. O novo espaço recebeu, nesta quinta-feira (29), a visita técnica do secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, do diretor-geral da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), Raimundo Nonato (Bobô), acompanhados do superintendente de Planejamento e Controle da Coelba, Milton Menezes, e da assessora de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.

Previsto para funcionar em meados de setembro, o Centro de Visitação Pituaçu Solar receberá, especialmente, crianças a partir de 12 anos, das escolas públicas e particulares de Salvador e Região Metropolitana, no período de segunda a sexta-feira, das 9h às 17 horas. O telefone para agendar visitas é o 71 – 9692 0224 que já está funcionando para marcação. O visitante que levar a cópia de uma conta recente de energia da Coelba, irá receber um kit com até três lâmpadas econômicas, além de folders educativos.

Roteiro

A visita ao Centro começa com uma breve apresentação e introdução da história do Estádio de Pituaçu, bem como a explicação da importância do sol enquanto fonte de energia renovável e geração de energia solar fotovoltaica. Em um circuito montado, os visitantes terão oportunidade de vivenciar equipamentos interativos, como vídeos, painéis, maquetes que ilustram desde o percurso do sol até o acompanhamento em tempo real da geração de energia no estádio.