O governador Jaques Wagner participou, nesta quinta-feira (12), da cerimônia de posse da ialorixá Mãe Stella de Oxossi na Academia de Letras da Bahia (ALB). A sacerdotisa vai ocupar a cadeira 33, que tem como patrono o poeta Castro Alves e era ocupada antes pelo historiador Ubiratã Castro. É a primeira vez, nos 96 anos da instituição, que uma ialorixá se torna ‘imortal’.

Mãe Stella, que é sacerdotisa do Ilê Axé Opô Afonjá, um dos principais terreiros do culto afro na Bahia, recebeu o diploma de acadêmica das mãos do governador. “Primeira capital do Brasil, terra mais africana entre todos os estados brasileiros, tinha que ter a primeira ialorixá como membro”, afirmou Wagner.

Segundo o governador, a homenagem é justificada pelo que Mãe Stella escreve, sua produção, seus artigos, e também pela sua representação religiosa. “Este ato engrandece a academia e incorpora estes valores”. Para Mãe Stella, “é uma surpresa agradável estar aqui. Sinto-me honrada por entrar nesta notável academia e agradeço que tenham pensado em mim para ocupar esta cadeira”.

Aos 88 anos, Maria Stella de Azevedo Santo passa a integrar o conjunto de 40 acadêmicos que formam a ALB. Ela é a primeira mulher negra a conquistar uma vaga na academia. Autora de livros como ‘Meu tempo é agora’, ‘Òsósi – O Caçador de Alegrias’ e ‘Epé Laiyé – terra viva’, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em 2009 e da Universidade Federal da Bahia em 2005.

O presidente da ALB, Aramis Ribeiro Costa, deu as boas vindas à sacerdotisa. “Temos muito orgulho de ter Mãe Stella, mulher tão importante que desempenha um papel tão relevante para o estado, primeira ialorixá a ocupar uma vaga. Estamos muito felizes em recebê-la”.