A equipe Bahia Robotics Team (BRT), do Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (Acso) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), conquistou dois troféus na Competição Brasileira de Robótica 2013 (CBR), realizada entre os dias 16 e 20 deste mês.

O evento, que foi sediado pela Universidade de Fortaleza (Unifor), no estado do Ceará, é a principal competição científica de robótica do país. Nesta edição, a CBR contou com a participação de mais de 500 competidores, distribuídos em 102 equipes.

A BRT participou pela primeira vez de quatro desafios: Futebol de Robôs Simulação 3D, IEEE Open, Corrida de Robôs Humanóides e RoboCup@Home, sendo campeã em duas categorias: Futebol de Robôs Simulado 3D e Desafio de Demonstração RoboCup@Home.

Na categoria Futebol de Robôs Simulado 3D, são utilizados modelos simulados do robô NAO, da Aldebaran Robotics. Depois de chegar ao pódio em duas oportunidades, com o vice-campeonato latino-americano em 2010 e o terceiro lugar latino-americano em 2012, a equipe se sagrou pela primeira vez campeã brasileira da categoria.

Já na Robocup@Home, a equipe teve a oportunidade de apresentar as habilidades do seu robô, um protótipo em desenvolvimento que deve ser utilizado na competição mundial de 2014.
A equipe Bahia Robotics Team é composta pelos estudantes do curso de sistemas de informação da Uneb Lorena Pereira, Emmanuel Argolo, Alan Santos, Danilo Lourenço, Alan Deivite, Flávio Sapucaia e Leone Jesus, que são orientados pelos professores Marco Simões, Josemar Rodrigues e Diego Frias.