A instalação de dois campi da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Teixeira de Freitas e Porto Seguro, foi realizada nesta sexta-feira (29), pelo governador Jaques Wagner. Os novos núcleos universitários vão possibilitar que 48 municípios do sul e extremo sul tenham acesso à formação de nível superior com qualidade.

Em Teixeira de Freitas, o governador assinou o termo de cooperação técnica para a implantação do campus Paulo Freire. A unidade terá um Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS) e um Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) funcionando provisoriamente na sede da Secretaria de Educação do Município.

“Esse é um projeto inovador que vai beneficiar o sul e o extremo sul. É um templo de cidadania e dignidade para a nossa juventude”, comentou o governador. Ainda segundo Wagner, as aulas devem começar no segundo semestre de 2014.

Serão oferecidos cursos de medicina, enfermagem, psicologia, entre outros. De acordo com o reitor da UFSB, Naomar Almeida, serão abertas inicialmente 600 vagas para os cursos, sendo 200 com aulas no IHAC e outras 400 por meio dos colégios universitários, além de aulas à distância, com inclusão de outros alunos ao longo dos anos, já que a previsão é de se ampliar o número de vagas gradativamente.

Para a estudante Jamile Leite, de 21 anos, a UFSB é uma oportunidade para os alunos que saem do ensino médio. Também representa uma grande economia, porque se trata de uma universidade pública. Outra vantagem é o conforto, porque não teremos de deixar nossas famílias aqui para estudar em outras cidades.

Porto Seguro

Em Porto Seguro, o governador participou da cerimônia de instalação do campus Sosígenes Costa, também da UFSB. A unidade vai sediar Centros de Formação em Ciências Humanas, Sociais e Ambientais e outro IHAC. Inicialmente, também serão oferecidas 600 vagas para este campus. Até 2020 queremos ampliar para cinco mil as vagas somente nos colégios universitários e, nos institutos, 1,5 mil, disse o reitor.

De acordo com o governador, em 2020, quando a universidade estiver em pleno funcionamento, serão onze mil vagas disponíveis nas unidades de Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro. Apenas de salário de funcionários, serão R$ 90 milhões por ano, e outros R$ 30 milhões anuais serão investido no custeio. Uma universidade desse porte é importante para a inclusão social da população e vai modificar a realidade da região”, disse Wagner.

Além de Teixeira de Freitas e Porto Seguro, a UFSB tem o campus Jorge Amado, em Itabuna, onde funcionam a Reitoria e centros de formação em Ciências, Tecnologias e Inovação, em Comunicação e Artes e outro IHAC. Em Porto Seguro, o governador visitou ainda as obras de reforma do estádio municipal, candidato a centro de treinamento de seleções na Copa do Mundo 2014.

Publicada às 14h05
Atualizada às 20h30