Mais uma linha aérea, agora entre Salvador e Paulo Afonso, no norte do estado, atende baianos e turistas com três voos semanais. A nova rota da Azul Linhas Aéreas começou a funcionar nesta segunda-feira (16), com lotação de 62 lugares completa e com a presença do governador Jaques Wagner.

As operações aprovadas pela Agencia Nacional de Aviação civil (Anac) serão realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, saindo da capital às 12h22 e chegando a Paulo Afonso às 13h40. No retorno, saem às 14h10 e chegam a Salvador às 15h35.

A nova rota foi viabilizada por um decreto assinado pelo governador, autorizando a redução da alíquota do ICMS no querosene de aviação para operações na malha aérea regional. De acordo com a legislação tributária vigente na Bahia, a alíquota para querosene de aviação, que é de 17%, pode ser reduzida na medida em que a companhia aérea amplia o número de voos e de municípios atendidos no estado.

Desenvolvimento regional

Segundo o governador, a nova rota é o resultado de mais de um ano de negociação com a empresa e também é mais uma ação para o desenvolvimento da região. Aqui a gente dinamiza muito a economia da cidade. Espero poder trazer cada vez mais ações e continuar trabalhando para que outras regiões importantes recebam este mesmo benefício.

A professora Quitéria Maria Ferreira disse que a nova rota vai facilitar a vida da população. Hoje todo mundo pode pagar uma passagem de avião. Vai melhorar a vida da gente, quem precisava ir para São Paulo ou Brasília tinha que pegar um ônibus até Salvador, ficava caro e demorava muito. Agora temos um voo direto.

Consumo de querosene compensa redução de alíquota

A Azul, devido à operação regular em seis municípios baianos, já tinha direito a uma alíquota reduzida para 14% que, com a inauguração do voo para Paulo Afonso, passa a ser de 12%. No acordo, a empresa também se compromete a aumentar as aquisições de querosene de aviação no estado, de forma a compensar a redução na alíquota.

Para o gerente de relações institucionais da Azul, Ronaldo Veras, a parceria com o Estado foi fundamental para se implantar a rota. Nós tivemos uma facilidade muito grande dos órgãos do Estado para podermos realizar este sonho antigo. O mercado é interessante, Paulo Afonso é uma cidade que nós já estamos estudando há algum tempo. Os primeiros voos estão com uma ocupação muito boa, estamos à disposição para viabilizar novas rotas.

Fortalecimento do turismo

Com família em Paulo Afonso, Renato Teixeira, que mora em São Paulo e aproveitou o voo inaugural, visita o município regularmente. Ele afirma que, de ônibus, a viagem chega a demorar três dias. Avião é mais confortável, seguro e rápido. De São Paulo a Paulo Afonso são de 36 a 40 horas de ônibus. Se viesse de avião para Salvador, teria ainda que pegar o ônibus para Paulo Afonso, que são mais oito a dez horas de viagem. Era um transtorno e muito cansativo. Agora está excelente, só tenho a agradecer.

O secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, destaca a importância da operação. Temos 5,2 milhões de baianos fazendo turismo pelo próprio estado, e uma grande necessidade de voos regionais, uma vez que a dimensão territorial da Bahia é muito grande.

Outros destinos

Com os novos voos, a capital baiana fica integrada com os principais destinos turísticos do estado. Desde 2009, somente a Azul/Trip passou a operar em seis destinos baianos: Vitória da Conquista, Ilhéus, Porto Seguro, Barreiras, Lençóis e agora Paulo Afonso.  Já a Passaredo, inseriu novos vôos para Barreiras e Valença. Juntos, os destinos beneficiados pelo Programa de Fortalecimento da Aviação Regional recebem 1,5 milhão turistas por ano.

Leonelli afirmou que a nova rota significa integrar a interiorizar o turismo, um compromisso assumido e cumprido pelo Governo do Estado. Segundo ele, houve um trabalho em conjunto envolvendo as secretarias do Turismo, da Infraestrutura, da Fazenda, também da Infraero. Com isso, nós fortalecemos o potencial turístico e empresarial de Paulo Afonso.

Publicada às 12h30
Atualizada às 17h