Através do programa Semeando, executado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em parceria com a Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), da Secretaria da Agricultura (Seagri), 1,5 milhão de agricultores familiares baianos já foram beneficiados (com repetição anual) com semente e mudas de boa qualidade. Atuando desde 2007, o programa atende agricultores dos 417 municípios baianos, sendo de 200 a 250 mil agricultores por ano, referente às duas safras verão e inverno.

A produção/produtividade dos agricultores familiares estava comprometida em função da constante instabilidade climática no semiárido baiano e da utilização dos próprios grãos produzidos para o plantio. Com isso o programa foi desenvolvido para modificar a realidade da produção baiana, com a disponibilização de sementes (feijão, milho, vigna, mamona e sorgo) mais resistentes e produtivas, além da capacitação desses agricultores para a produção de bancos comunitários de sementes, com qualidade, visando sua autonomia na produção.

Dentre os principais objetivos do programa, estão possibilitar que agricultores familiares tenham condições de produzir sementes de alta qualidade, melhorar a produção e a produtividade das culturas de feijão, milho, vigna, mamona e sorgo e aumentar a produção de sementes de qualidade no estado.

Segundo o mestre em ciência e tecnologia de sementes da EBDA, Eli Santana, o programa é de grande importância social e econômica para os agricultores familiares do estado. O uso de sementes pode elevar a produção de 20% a 100%, a depender da espécie trabalhada, o que vai gerar segurança alimentar e lucro para os beneficiários. Ele atua na Divisão de Produção Vegetal (DPV), na sede da empresa.