O trecho de 121 quilômetros da BR-235, que liga as cidades de Juazeiro, Pinhões e Uauá, no norte da Bahia, vai ser recuperado. A ordem de serviço que autoriza o início imediato da obra foi assinada na manhã desta segunda-feira (24) pelo governador Jaques Wagner e pelo ministro dos Transportes, César Borges, que estiveram na região.

“Essa é uma estrada importante liga Piauí, Bahia, Pernambuco e Sergipe. A recuperação desse nosso trecho é um anseio antigo e agora o Governo Federal vem assinar conosco a autorização. Quando estiver concluído, vai encurtar a distância para o escoamento da produção”, afirmou Wagner.

A reforma da BR-235 resolve o problema de transporte e logística entre as três cidades e os estados vizinhos, que têm forte relação de comércio e grande fluxo de pessoas. Atualmente, para ir de Juazeiro a Uauá os motoristas preferem dar uma volta de 40 quilômetros e evitar os buracos, que fazem a viagem de uma hora durar duas horas e meia.

De acordo com o ministro César Borges, além do trecho baiano, a estrada terá outros trechos reformados. Serão R$ 400 milhões de investimentos para recuperar asfalto e sinalização. “O Governo Federal está fazendo um grande investimento para dinamizar a economia da região e melhorar a vida das pessoas”, disse.

Para quem trafega pelo trecho o asfaltamento vai proporcionar economia de tempo e de gastos com a manutenção do veículo, como explica o motorista Hélio Goncalves, morador de Uauá. “Acabei de vir de uma distância de 18 quilômetros e levei uma hora, poderia fazer em 25 minutos. O caminhão sempre está na oficina vendo a suspensão, trocando pneu, consertando alguma coisa que acontece por causa da estrada ruim”. 

“É o fim da judiação, porque do jeito que está judia o carro e judia a gente, idosos, crianças, todo mundo sofre”, conta o soldado PM, Ricardo Rodrigues, que vive em Juazeiro e passa quase diariamente pelo trecho.

Máquinas

Ainda na região norte, o Governo do Estado e a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) entregaram 10 retroescavadeiras para as cidades de Umburanas, Remanso, Pilão Arcado, Mirangaba, Sobradinho, Jacobina, Jaguarari, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá e Juazeiro. As máquinas ajudam a resolver problemas em estradas vicinais, de limpeza urbana e obras em geral.

Publicada às 11h30
Atualizada às 14h25