Com uma programação direcionada aos alunos e professores da rede pública estadual, foi lançada, na noite desta quinta-feira (29), a TV Anísio Teixeira. A iniciativa da Secretaria de Educação da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e em parceria com a Secretaria de Cultura, consiste na produção e veiculação de 545 peças audiovisuais voltadas para a educação.

O conteúdo vai ser transmitido via satélite para 600 escolas e 100 instituições, exibido na programação da TVE a partir desta sexta-feira e disponibilizado pela internet, por meio do portal da educação. Além disso, serão distribuídos DVDs e pendrives com os programas, para exibição nas salas de aula a qualquer momento.

O secretário de Educação, Oswaldo Barreto, disse que, com essa iniciativa, o IAT cumpre mais um de seus objetivos, que é o desenvolvimento de tecnologias e meios que ajudem a qualificar alunos e professores. “A TV é isso, um meio diferenciado que vai ser extremamente útil nas escolas”, completou.

Formatos 

A elaboração do conteúdo contou com a participação de 15 professores da rede pública. Eles foram escolhidos através de uma seleção e contribuíram na formatação dos programas. Os produtores dos vídeos foram escolhidos por edital público. Ao todo, o Governo da Bahia investiu R$ 4 milhões.

“Cada um dos 545 programas foi pensado com um objetivo, por isso, o tempo deles varia de 15 segundos a 50 minutos”, explica a coordenadora da TV Anísio Teixeira, Ana Claudia Cavalcanti. “Os que serão exibidos no comercial da TV tem 30 segundos, por exemplo. Os de sala de aula em torno de 21 minutos, para que o professor, depois da exibição, possa contextualizar e discutir o assunto com os alunos”.

Entre os temas, estão programas com assuntos como sexualidade, diversidade étnica, meio ambiente, cidadania e esporte. Os formatos também são diversificados e vão desde as chamadas curtas, até os programas jornalísticos, de auditório e debates, tudo para tornar o conteúdo mais próximo de alunos e professores. Também vão ser preparadas aulas no modelo de ensino a distância.

Na opinião do diretor-geral do IAT, professor Penildon Silva, a TV vai ser boa para o professor, na medida que facilita a formação e o ensino, e para os alunos, que terão acesso a conteúdos importantes por meio de uma linguagem de fácil compreensão, que é a audiovisual”.

O secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles, destacou o diálogo e a parceria entre as pastas de Educação e Cultura. “Trabalhamos juntos neste projeto e construímos de forma convergente essa TV, porque acreditamos que a educação e a cultura se complementam”.