Cerca de 10 assentamentos de reforma agrária distribuídos entre os municípios de Santo Amaro, Saubara, Terra Nova, Teodoro Sampaio e São Sebastião do Passé serão acompanhados pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagri), durante o período de imunização contra febre aftosa, que encerra dia 31 deste mês. Nesses locais, a gerência do órgão em Santo Amaro iniciou na segunda-feira (13) a vacinação assistida no rebanho bovino.

Uma atividade de rotina, esse tipo de vacinação busca priorizar os rebanhos dos assentados, pois os últimos episódios da doença no Brasil aconteceram principalmente em áreas de reforma agrária, por não proceder à imunização do rebanho corretamente e não ter um controle efetivo da entrada e saída de animais.

“Por esse motivo, a Adab vem mobilizando todas as suas unidades regionais com o acompanhamento corpo a corpo destas comunidades, além do recadastramento dos produtores e controle efetivo da movimentação de animais”, explica o coordenador do Programa de Erradicação e Prevenção contra a Febre Aftosa, Antônio Lemos Maia.

De segunda a quarta-feira (14), 50 bovinos foram vacinados contra a febre aftosa no Assentamento Belo Vista e Itapema II, situado no município de Santo Amaro, devidamente acompanhados por equipe técnica da Adab, que também vai orientar os assentados sobre os cuidados para uma boa vacinação.

“Os produtores assentados e suas associações têm entendido muito bem a importância da prevenção contra a febre aftosa, e estão colaborando com todas as ações que a Adab vêm propondo”, afirma o gerente Técnico da Adab, Lauro Novis, enfatizando que também será feita a atualização do número de animais englobando bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equídeos, suínos e aves domésticas.

Cronograma de imunização

Até esta sexta-feira (17), serão contemplados o assentamento São Domingos, localizado no município de São Sebastião do Passé, e o assentamento Caimbongo, que tem área distribuída entre os municípios de Saubara, Santo Amaro e Cachoeira. Na próxima semana (22 a 24), será feito o acompanhamento nos assentamentos da Fazenda Campo Alegre e da Fazenda Pitinga, em Terra Nova e Santo Amaro, respectivamente, concluindo com a imunização do rebanho do assentamento da Fazenda Canabrava II, em Teodoro Sampaio.

Fechando o período da campanha de vacinação, será atendido o assentamento da Fazenda Canabrava I, em Terra Nova (29), e os assentamentos da Fazenda Suíça e Paulo Cunha (31), localizados em Santo Amaro. Toda a programação estará sob a responsabilidade do fiscal estadual agropecuário, Evandro Morais.