A partida entre Bahia e Vasco da Gama, na Arena Fonte Nova, realizada neste domingo (29), contou com a presença de uma torcida especial, formada por 40 estudantes de duas escolas estaduais. A campanha Estudante na Arena é Show de Bola, celebrada antes do jogo em solenidade no Salão de Mídia do estádio, é um parceria entre a Secretaria da Educação e a Itaipava Arena Fonte Nova que vai levar 280 estudantes, 280 pais ou responsáveis e 70 professores de 14 escolas estaduais, totalizando 630 contemplados para assistirem sete jogos do Brasileirão até o final deste ano.

Neste domingo, foram beneficiados pela parceria alunos dos colégios estaduais Ministro Pires e Albuquerque (EMP), localizado no bairro do IAPI, e Alfredo Magalhães, no Rio Vermelho. Também participaram 40 pais e responsáveis pelos estudantes, e dez professores e funcionários das escolas, cinco de cada.

Aos 15 anos, foi a primeira vez que Leandro Santos, aluno da oitava série, foi à Fonte Nova. “Estar aqui vai me ajudar na escola sim. Quero ser jogador de futebol e já sei que vou ter que estudar mais para ter o meu futuro melhor”. O pai de Leandro, Roberto Carlos Pereira, também acha que a oportunidade é um incentivo. “Ele pensa em ser jogador e isso vai ajudá-lo ainda mais a se desenvover e se interessar pelos estudos, vai unir o útil ao agradável”.

Grade escolar

A professora de educação física do EMP, Maísa Santos, disse que a ida à Fonte Nova complementa a grade escolar. “Hoje trabalhamos conjuntamente com os jogos escolares da rede pública. Os alunos precisam ter boas notas e bom comportamento para poder participar”.

Para a diretora do EMP, Maria Eliana Souza, “a prática de esportes estimula os alunos em suas potencialidades, capacidade física e de concentração, afasta das drogas e dos perigos das ruas. É uma oportunidade única para os alunos, eles estão super felizes”.

Escola em tempo integral

Segundo o sub-secretário da Educação do Estado, Aderbal Castro, a educação passa por um momento de transformação. “Esta é uma forma de se mobilizar a sociedade em torno da escola. Este é o objetivo deste projeto, permitir ao aluno se motivar nos estudos. Para isso, nós estamos trabalhando com 14 escolas de tempo integral que já estão com projeto pedagógico em andamento”.

Além do critério de oferecer Educação Integral, as escolas que irão participar dos jogos na Arena Fonte Nova proporcionam atividades de esporte e lazer e fazem parte do Projeto de Educação Integral do Estado.

Próximos jogos

Para o presidente da Itaipava Arena Fonte Nova, Marcos Lessa, a iniciativa é fantástica. “Faz com que as famílias venham para assistir as partidas junto com os alunos. Isso estimula os estudos, a prática de atividades físicas e o hábito de frequentar o estádio”.

A programação de jogos prossegue no dia 06/10 (Bahia x Ponte Preta), 20/10 (Bahia x São Paulo), 27/10 (Bahia x Atlético-PR), 10/11 (Bahia x Atlético-MG), 24/11 (Bahia x Portuguesa) e 08/12 (Bahia x Fluminense).