Operação Navio da Polícia Militar garante segurança de turistas no Porto de Salvador
Foto: Joá Souza/GOVBA

Cerca de 9.500 turistas devem desembarcar no Porto de Salvador nesta quarta-feira (1º), com a chegada de dois navios de cruzeiro. Para garantir a segurança dos visitantes, a Polícia Militar da Bahia (PMBA) reforça o policiamento através das ações da Operação Navio, realizada pelo Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur) com apoio principalmente do 18º Batalhão, do Batalhão de Polícia de Reforço Operacional (BPRO) e da 16ª CIPM. O efetivo fica mobilizado tanto na saída do Porto quanto nos pontos turísticos.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“São esperados 305 mil turistas nacionais e internacionais [durante o verão] e a PMBA montou um esquema, um corredor de segurança que se estende pelo Terminal Náutico, Mercado Modelo, Elevador Lacerda e o Centro Histórico. Claro que o policiamento não se restringe somente a esses locais. Nos demais pontos turísticos de visitação nós estamos voltados para atender a essa demanda”, explicou o comandante do Beptur, tenente coronel Ricardo Santana.

Somente neste mês de fevereiro estão previstos os atracamentos de 15 embarcações. Desde o mês de outubro, já atracaram 40 navios na cidade. A temporada está prevista até abril de 2023. A Operação Navio resguarda tanto o desembarque quanto o embarque de passageiros. “As embarcações chegam cedo e muitas saem tarde [da noite]. Então, a gente garante a segurança desse fluxo para que o turista que vem a Salvador esteja seguro”, acrescentou o Tenente Coronel.

Foto: Joá Souza/GOVBA

Orientações

Dentre as orientações prestadas pelos policiais aos visitantes, estão dicas para evitar distrações, exposição excessiva do aparelho celular e a escolha de trajetos indicados pelos aplicativos de georeferenciamento que, apesar de mais curtos, não são os mais indicados para circulação. “Os policiais orientam para que peguem caminhos seguros e também presta outras informações de localização de agências bancárias, farmácias, o melhor roteiro e sobre o uso demasiado de aplicativos de celular que tiram a atenção periférica do turista e deixa ele vulnerável”, finalizou o comandante.

O professor catarinense Eduardo Zata, desembarcou de um dos cruzeiros cheio de expectativa de conhecer Salvador e ficou satisfeito tanto com o receptivo turístico quanto com o aparato de segurança. “Foi a parada mais esperada para mim de todos os portos que eu desci. A gente fica bem feliz sabendo que a gente tem essa segurança”, declarou.

Repórter: Lina Magali