A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado entrega, nesta sexta-feira (30), à comunidade do bairro de Cajazeiras e adjacências, o Núcleo de Direitos Humanos, que tem como objetivo prestar atendimento jurídico, receber e encaminhar denúncias de violação de direitos, além de criar condições para a efetivação dos direitos da população historicamente excluída do exercício da cidadania.

Um dos compromissos do Governo do Estado na garantia dos direitos dos cidadãos, o NUDH funcionará, de segunda a sexta, das 13 às 17h, e contará com uma equipe profissionalizada para atender e encaminhar as pessoas aos mais diversos parceiros na área de Direitos Humanos.

Para isso, uma rede de atendimento vai auxiliar na prestação dos serviços. Dela fazem parte o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, por meio do Centro Estadual de Atenção ao Idoso (Creasi), o Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação do Portador de Deficiência (Cepred), a Secretaria da Segurança Pública, por intermédio da Delegacia do Idoso, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, dentre outros organismos.

“Construir cidadania é também construir novas relações e consciências. É no convívio do dia-a-dia que exercitamos o nosso papel de cidadão, por meio das relações que estabelecemos com os outros, com o governo e o próprio meio ambiente. Este núcleo tem a primordial função de garantir a efetivação dos direitos de todos que por aqui passar”, enfatiza a coordenadora de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos da SJCDH, Márcia Misi.

O núcleo, localizado na Estrada da Paciência, nº. 51, no bairro de Cajazeiras VIII, servirá para atender às demandas sociais dos moradores de Cajazeiras e mais nove bairros circunvizinhos – Águas Claras, Castelo Branco, Dom Avelar, Jardim Nova Esperança, Nova Brasília, Palestina, Porto Seco de Pirajá, Sete de Abril e Vila Canária, totalizando 205 mil pessoas.

A implantação do NUDH Cajazeiras é resultado de uma articulação entre a SJCDH e a Prefeitura de Salvador, que cedeu um espaço no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Cajazeiras para funcionamento do serviço. Além dele, outros dois núcleos já estão em funcionamento – o da Estação de Transbordo do Iguatemi e o do Pelourinho.