A IX Feira do Semiárido continua até esta sexta-feira (7) no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Com debates acerca do tema ‘Diversidade Cultural e Políticas Públicas para o Semiárido’, o evento reúne professores, alunos e pesquisadores de diversas instituições do país, além de expositores de municípios baianos, que apresentam seus produtos em estantes.

Entre os assuntos abordados estão a agroecologia, agrotóxicos, educação infantil e permanência de jovens no campo. A feira também valoriza a cultura do semiárido com apresentações de grupos tradicionais de samba de roda, cordelistas, violeiros, roda de prosa e dança do pilão.

Paralelo à IX Feira do Semiárido é realizada a I Semana Nacional de Agronomia, com o tema ‘Agricultura Familiar: caminhos para uma produção sustentável no semiárido’. A Feira do Semiárido tem o objetivo de apresentar e discutir alternativas para melhorar a qualidade de vida da população de uma das regiões mais castigadas pela seca.

“A meta é chamar a atenção para os saberes, fazeres e as potencialidades do semiárido, observando a capacidade de homens e mulheres para o desenvolvimento sustentável, sem perder de vista a diversidade regional”, destacou a professora Sandra Nívea Sores de Oliveira, da comissão organizadora. Realizada no campus da Uefs desde 2003, a Feira do Semiárido reúne mais de 600 participantes a cada ano, com execução da Pró-Reitoria de Extensão e de parceiros.