LOCAL: Parque de Exposições de Salvador.
DATA: 19.12.08 (sexta-feira)
HORÁRIO: 9h30

O QUE É: Solenidade de formatura dos soldados do Núcleo de Formação da Capital e Região Metropolitana de Salvador.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

FORMATURA: Entre os dias 17 a 23 deste mês, a Polícia Militar (PM) da Bahia realizará solenidades de formatura do Curso de Formação de Soldados da PM, em diferentes localidades. Serão mais 2.956 PMs habilitados para trabalho em todo os estado. Até março de 2009, outros 362 também concluirão o curso. Os novos soldados foram qualificados para atuar em consonância com o que estabelece a doutrina da Polícia Cidadã, sendo devidamente empregados no policiamento ostensivo, obedecendo às suas diversas vertentes, principalmente o rádio-patrulhamento a pé ou motorizado, com vistas à defesa dos direitos e garantias fundamentais do cidadão, do patrimônio, assim como do meio ambiente, entre outros bens assegurados pelas leis.

CURSO: Aparece como forma de complementar o estágio operacional, que, por sua vez, tem o objetivo de propiciar aos futuros policiais militares a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. O curso tem duração de nove meses, com carga horária de 1.116 horas/aula. A grade curricular é composta por disciplinas como Policiamento Ostensivo Geral; Legislação PM; Direitos Humanos; Armamento, Munição e Tiro; Educação Física; Relações Interpessoais; Prevenção e Proteção Pessoal; Gerenciamento de Crises; Educação para as Relações Étnico-Raciais e de Gênero, entre outras. 

OUTRAS AÇÕES: O Governo do Estado tem encarado de frente o problema da segurança, contratando novos profissionais e aparelhando as polícias. Abaixo, exemplos de ações recentes: 

Redução dos homicídios: O número de homicídios que chegou a ser 50% maior que a de todo o ano de 2007, agora está abaixo de 30%. O assassinato a policiais na Bahia também está sendo combatido através da Força Especial de Investigação e Reação, que já fez algumas prisões de assassinos de policiais. 

Sistema de inteligência e monitoramento: As ações de inteligência policial foram reforçadas com a implantação de um sistema para unificação de um banco de dados. Além disso, cidades do interior como Camaçari, Feira de Santana e Vitória da Conquista ganharam modernos centros de monitoramento, que possuem câmeras posicionadas de forma estratégica para detectar a ocorrência de crimes. Os próximos municípios a serem beneficiados com o projeto são Irecê, Jequié e Teixeira de Freitas. 

Combate a criminalidade: A desarticulação de quadrilhas ligadas ao crime organizado, culminou com a prisão de 269 pessoas este ano, a apreensão de 47 armas, 714 quilos de maconha e 40 quilos de cocaína e a realização de 254 operações policiais. 

Operação Verão: De olho no período de férias escolares, ciclo de festas populares e comemorações de fim de ano, a Polícia Militar da Bahia lançou este mês a Operação Verão 2008/2009, que consiste, entre outras coisas, num aumento do efetivo, sobretudo, em locais que possuem monumentos históricos, museus, igreja, parques, reservas ecológicas, festejos populares e localidades de praia ao longo de toda costa baiana. A estratégia também valerá para o Corpo de Bombeiros.

Ronda nos Bairros: Implantado no mês de setembro, trata-se de um projeto piloto a ser realizado, inicialmente, em Salvador e, posteriormente, nas grandes cidades do estado. O objetivo do programa é aproximar cada vez mais a polícia da população e diminuir o tempo de resposta a um chamado. Para tanto, equipes policiais, fixas e móveis, realizam o policiamento de determinadas áreas, 24 horas por dia, podendo ser acionadas pelo cidadão por ligação telefônica. As regiões do bairro de Tancredo Neves e do subúrbio ferroviário foram as primeiras beneficiadas por serem umas das mais populosas de Salvador e apresentarem um alto índice de violência. As ações do projeto serão expandidas também para as áreas da 12ª Delegacia, com sede em Itapuã, e 16ª, no bairro da Pituba. 

Novos Policiais Militares: Além dos novos soldados que estão se formando este ano, o reforço no quadro da Polícia Militar não pára por aí. Mais 3.200 policias deverão estar nas ruas até o segundo semestre de 2010, após aprovação no novo concurso da PM. As inscrições para o processo seletivo estão abertas e vão até o próximo dia 19. Com o concurso, o Governo do Estado dá continuidade à recomposição da corporação da PM iniciado por esta gestão. A intenção é que, até 2010, se alcance um total de 36 mil policiais no estado.

Deam Periperi: Inaugurada em outubro último, a 13ª Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) do estado, e segunda de Salvador, foi instalada no bairro por conta do alto índice de registros de ocorrências de violência contra a mulher provenientes do subúrbio ferroviário. A unidade de Brotas constatou que 30% dos registros realizados procedem daquela região. Uma equipe de 32 policiais, especialmente treinados para melhor atender o público estará à disposição dos cerca de 500 mil habitantes do lugar. 

Integração das polícias: Com a inauguração dessa nova unidade da Deam e a ativação da 18ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) no mesmo prédio onde funciona a 5ª Delegacia (Periperi), um antigo projeto na área da segurança pública baiana começa a ser concretizado: a integração do trabalho das polícias Civil e Militar. Pela primeira vez, de forma física, está se colocando em prática um novo conceito para a área, que afirma que cada polícia com seu papel e trabalhando de forma integrada traz resultados mais positivos. 

Delegados: Em breve, 99 delegados serão incorporados ao quadro de servidores da Polícia Civil, aumentando para 965 o número de delegados de carreira da instituição. Formados pelo Curso de Formação para Delegados de Polícia na Academia de Polícia Civil (Acadepol) em agosto, eles passaram por 690 horas de aula, entre disciplinas práticas e teóricas.
Novos Policiais Civis: No mês de julho, foram empossados 94 agentes e 67 escrivães à Polícia Civil. Os novos servidores concluíram o treinamento e foram designados em definitivo para assumir suas funções. Com o reforço, o público passa a ter um melhor atendimento nas delegacias e mais agilidade no trabalho de investigação, considerado um dos setores essenciais para o bom desempenho da organização.

Viaturas: Ainda no mês de julho, foram entregues 201 viaturas, sendo 110 Paratis, 23 Blazers, 18 Rangers e 50 motocicletas, para o reforço do policiamento ostensivo na capital, região Metropolitana e interior. Os novos veículos dispõem de moderno sistema de rádio e compartimento prisional para facilitar operações conjuntas, de acordo com o programa de integração das polícias. O investimento foi de R$ 25 milhões.