O quarto mutirão de atendimento às mulheres que participaram da Estratégia Itinerante do Programa Estadual de Rastreamento de Câncer de Mama, desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), será realizado nesta sexta-feira (23), na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), em Feira de Santana.

O mutirão possibilita a realização de exames complementares para diagnóstico das mulheres que fizeram a mamografia bilateral nas unidades móveis do programa, em nove regiões de saúde do Estado, e apresentaram alteração nos resultados. Nessa etapa, são realizadas consultas com mastologista, ultrassonografia mamária, mamografia unilateral de magnificação/compressão e punção com biópsia. O atendimento se dará através da equipe multiprofissional da Unacon.

Serão atendidas 40 mulheres dos municípios de Aramari, Cafarnaum, Crisópolis, Itanagra, Lajedinho, Mairi, Saúde, Abaíra, Entre Rios, Várzea Nova. Já participaram desta ação 200 mulheres dos municípios de Canarana, Iaçu, Ibipeba, Mairi, Marcionílio Souza, Miguel Calmon, Presidente Dutra, Seabra, Várzea da Roça, Catu, Iraquara, João Dourado, Lapão, Morro do Chapéu, Serrolândia, Souto Soares, Cardeal da Silva, Ruy Barbosa, Tapiramutá, Uibaí e Umburanas.

O projeto de rastreamento de câncer de mama leva para as diversas regiões do estado unidades móveis, para a realização de mamografias para detecção precoce da doença, atendendo mulheres na faixa entre 50 e 69 anos. O programa já atendeu mais de 96 mil mulheres, com a garantia dos exames diagnósticos para as pacientes que apresentarem suspeitas identificadas através do exame. A realização do tratamento também é garantida, através das unacons. Por meio do projeto, já foram diagnosticadas 38 mulheres com câncer de mama e todas estão em tratamento.