A maior delegação de jovens que vai apresentar trabalhos científicos no evento nacional mais expressivo no âmbito das ciências é formada por estudantes baianos. No total, 46 alunos do Ensino Médio de escolas públicas do estado estão participando da 16ª SBPC Jovem, encontro realizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Durante o evento, os jovens vão apresentar 75 trabalhos, dos quais 40 em forma de comunicações orais e 35 experimentos na Usina Jovem de Idéias.

Os trabalhos científicos que serão apresentados pelos baianos passam pelas mais diversas áreas do conhecimento e estão diretamente ligados a temas aprendidos em sala de aula. De acordo com Rejâne Lira, professora do Instituto de Biologia da UFBA e coordenadora do projeto social Ciência, Arte & Magia – ao qual os jovens cientistas estão ligados –, “os trabalhos tratam de assuntos desde saúde, genética, animais peçonhentos até a importância da iniciação científica para jovens, passando pelo jornalismo e psicologia familiar”.

Fapesb financia viagem – A ida dos estudantes à 16ª SBPC Jovem foi financiada pelo Programa de Popularização da Ciência da Fapesb – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, órgão vinculado à Secti – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Nossa expectativa é que esses estudantes se sintam atraídos pela atividade de pesquisa e venham a se tornar estudantes de pós-graduação, e, se possível, pesquisadores, contribuindo para o fortalecimento da comunidade acadêmica do nosso Estado”, afirma a diretora geral da Fapesb, Dora Leal Rosa.

A SBPC 2008 teve início no último domingo (13), e se estende até a próxima sexta-feira (18). A edição deste ano teve como eixo temático “Energia, Ambiente e Tecnologia”, que será debatido em cerca de 300 atividades, entre conferências, simpósios, mesas-redondas, minicursos, apresentação de pôsteres, encontros de sociedades científicas, assembléias e sessões especiais.