Representantes do governo estadual, por meio da Secretaria do Turismo (Setur) e Instituto do Meio Ambiente (IMA), prefeitura municipal, Fundação Palmares e do grupo Property Logic discutiram, segunda-feira (31), na Ilha de Cajaíba, em São Francisco do Conde, as questões socioambientais para viabilização da implantação de um resort no município.

O empreendimento contará com um aporte de R$ 1,2 bilhão, divididos em quatro etapas, e prevê a abertura de 2.300 postos de trabalho durante a construção e outros 2.500, quando o projeto estiver em pleno funcionamento.

Durante a visita, ficou acordado que a Fundação Palmares enviará técnicos para ouvir os pleitos das comunidades quilombolas que estão presentes na região e colher informações para elaboração de um plano sustentável para funcionamento do empreendimento. O presidente da entidade, Zulu Araújo, afirmou que a equipe iniciará os trabalhos ainda nesta semana.

Os representantes das outras esferas, como Secretaria Estadual do Turismo, IMA e o grupo empreendedor se comprometeram em enviar relatórios com informações técnicas que servirão como base para formatação de um documento a ser produzido pela Fundação Palmares. A partir desse parecer, o IMA levará o processo de licenciamento ambiental para ser submetido ao Conselho Estadual de Meio Ambiente.

O diretor da Property Logic no Brasil, Dick Blom, disse que o encontro foi proveitoso e que a partir de agora haverá mais celeridade no processo de licenciamento ambiental. Ele explicou que já há bandeiras hoteleiras estrangeiras interessadas no projeto, dependendo apenas do sinal verde das autoridades ligadas ao meio ambiente.

A principal preocupação – comum entre os gestores públicos e os integrantes da iniciativa privada – se concentra no desenvolvimento econômico e preservação cultural e ambiental na região.

O secretário do Turismo, Domingos Leonelli, defende a implantação de empreendimentos que funcionem de forma articulada com a economia dos entornos, gerando riqueza para as comunidades locais.

Ele destacou que uma das formas de associar os grandes hotéis e resorts à população se dá por meio da qualificação profissional. “Por isso, somente em São Francisco do Conde, vamos iniciar a capacitação de 360 pessoas. Dessas vagas, 20% serão destinadas a trabalhadores que estão fora do mercado de trabalho”, informou.

Turismo náutico

Leonelli ressaltou ainda a formatação de um plano estratégico para desenvolvimento do turismo náutico na Baía de Todos-os-Santos e a formatação de um roteiro cultural na região do Recôncavo.

O assessor técnico da Setur, Reinaldo Dantas, lembrou da importância da formação de empreendedores locais para atender às demandas de novos negócios que o turismo gera. “O ideal seria que as atividades profissionais fossem desempenhadas pelos moradores da região”, avaliou.

A diretora-geral do IMA, Beth Wagner, observou que a Baía de Todos-os-Santos tem despertado interesse de grupos para implantação de estaleiros, projetos de aquicultura e turismo e que esse último é um dos setores mais ambientalmente sustentáveis. “Nesta região existem aspectos que consideramos fundamentais, como a preservação dos manguezais e do patrimônio paisagístico”, declarou.

Desenvolvimento local

Das quatro ilhas que compõem o arquipélago, duas serão cedidas pela Property Logic aos moradores locais para exploração dos frutos, como cajá, que são cultivados no local.

“Num primeiro momento, vamos viabilizar assistência técnica para melhoramento genético das plantas, assim como apoio logístico para construção de um pequeno cais, e no futuro pretendemos construir uma pequena fábrica de polpas de frutas, o que vai possibilitar a comercialização de um produto com muito mais valor agregado”, disse Blom.

Quando estiver pronto, o Resort Ilha de Cajaíba terá 1.500 apartamentos para hospedagem e 700 imóveis residenciais.