Com a visita da Caravana da Educação, entusiasmo e expectativa de melhoria educacional foram os sentimentos demonstrados pelos estudantes das escolas da rede estadual de ensino de Vitória da Conquista e municípios adjacentes. O Colégio Estadual Euclides Dantas sediou as atividades. Em Itapetinga, moradores e autoridades da região e adjacências estiveram presentes no auditório do Colégio Estadual Alfredo Dutra para assistir à solenidade de abertura da 9ª Caravana da Educação.

“A Educação tem o poder de nos emocionar a cada momento. Estou lisonjeado e muito agradecido pela receptividade da população de Itapetinga e muito feliz por ter chegado, poder dialogar com a Direc e, consequentemente, com o município”, afirmou o secretário da educação, Osvaldo Barreto. Segundo ele, a educação se constrói muito mais sólida com a participação de todos.

A vencedora regional do 2º Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tainá Campos, aluna do Colégio Estadual Dr. Manoel Novaes, mostrou-se admirada com o trabalho. “Quando eu entendi a proposta da Caravana, eu fiquei encantada, porque, com a secretaria aqui pertinho, fica mais fácil encontrar soluções para os problemas”, enfatizou.

Para a diretora da Direc-14, Urleide Santana, a Caravana da Educação vai fortalecer a equipe da Direc, ampliando o conhecimento de todos os envolvidos sobre as propostas de educação do Estado. “A passagem da Caravana aqui, em Itapetinga, representa um marco para toda a comunidade. Tenho certeza que, com a Secretaria da Educação aqui, conseguiremos avançar nos nossos objetivos e ações voltadas para a educação do município”.

Caravana da Educação em Vitória da Conquista destaca importância do grêmio estudantil

Em Conquista, destacaram-se as atividades voltadas para a comunidade escolar, como a reunião com os representantes do grêmio estudantil, a discussão sobre o Avalie e a reestruturação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além do funcionamento do programa Universidade para Todos. “Assim como o Colegiado Escolar precisa se organizar, os estudantes necessitam ter um porta-voz que, neste caso, é o grêmio estudantil”, explica a coordenadora de Ações Participativas da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), Andréa Liger.

O estudante do Colégio Estadual Eraldo Tinoco, do município de Presidente Jânio Quadros, Gledson Assis, presidente da Associação Brasileira Estudantil Secundarista (Abes), disse que a Caravana da Educação vai trazer para os representantes dos grêmios a instrução sobre a montagem e funcionamento do grupo. “É uma oportunidade de os alunos das escolas que ainda não têm chapa montarem seu grupo”.

Avalie

O projeto de Avaliação Externa do Ensino Médio (Avalie) também fez parte das atividades da Caravana da Educação. Alunos dos colégios estaduais de Conquista foram instruídos sobre a importância de participar do programa, a fim de aumentarem as chances de conhecimento e avaliar o aprendizado do ano letivo.

O Avalie é um projeto de avaliação externa do desenvolvimento dos estudantes do ensino médio, para a produção de informações que revelem as especificidades dos territórios baianos. Dividido em três etapas, objetiva oportunizar aos alunos uma auto-avaliação do seu rendimento, com conteúdos que serão cobrados no vestibular.

Aluna do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, Naiara Lima está cursando o 2º ano do ensino médio e garantiu que fará parte do projeto. “Fazendo a prova, vou conseguir uma auto-avaliação e identificar os assuntos que vou precisar estudar mais”.

Na primeira etapa, 42,5 mil alunos realizaram a avaliação. Na Diretoria Regional da Educação (Direc-20), com sede em Vitória da Conquista, cerca de 1,1 mil estudantes participaram do projeto.

Além do Avalie, os estudantes tiveram a oportunidade de entender a nova proposta do Enem. Nessa mesma perspectiva, os jovens tiraram dúvidas sobre o objetivo do programa Universidade para Todos e as particularidades que envolvem a sua inscrição.