A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult -BA) alerta prefeitos e gestores de cultura para a ação de pessoas que estão se passando por representantes da Secult e da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CAR) para vender serviços de consultoria.

A Secult orienta prefeitos e gestores que somente os representantes terrritorias da cultura estão autorizados a falar em nome da secretaria. A lista dos representantes pode ser consultada na internet, no endereço http://blogdaconferencia.wordpress.com/representantes-territoriais-da-cultura. Informações também podem ser obtidas pelos telefones (71) 3116 4035 / 4083.

Os falsos consultores se oferecem para organizar as conferências municipais de cultura em troca de pagamentos exorbitantes por materiais e serviços que estão disponíveis gratuitamente para as prefeituras.

A prefeitura de Serra Preta, município de 18 mil habitantes, a 162 km de Salvador, no território Bacia do Jacuípe, só não foi lesada porque consultou o representante territorial da cultura a tempo de não cair no golpe. Além de cobrar pelo serviço, os falsos consultores afirmavam que, se eles não realizassem imediatamente a conferência, perderiam verbas para a cultura.