Cerca de 200 pessoas do município de Entre Rios e das regiões vizinhas da zona costeira do Litoral Norte se uniram a representantes dos poderes federal, municipal e estadual, na Associação de Moradores da localidade de Porto de Sauípe, em Entre Rios, para mais uma etapa do Projeto Orla. Na ocasião, foram discutidas as ações e propostas previstas para a Zona Costeira do município, além de esclarecimentos relacionados à implantação do projeto.

O projeto é uma iniciativa do Governo Federal – coordenada pelos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e do Planejamento, por meio da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) – e tem o objetivo de evitar a degradação dos recursos naturais, preservando os ecossistemas costeiros. Na Bahia, o Projeto Orla é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), via Programa Estadual de Gerenciamento Costeiro (Gerco).

De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Juliano Matos, o Projeto Orla consolida uma metodologia de formulação de política pública integrada e participativa. “O objetivo é assegurar os usos múltiplos da nossa costa, constituída de atividades de lazer, produção, pesca, artesanato mariscagem e turismo, formalizando, com isso, uma gestão democrática deste bem que é de todos nós”, disse.

Confiabilidade

O prefeito de Entre Rios, Fernando Almeida, lembra que o município era vítima de um grande problema nessa área. Ao tomar pé da situação, teve consciência de que a prefeitura sozinha não resolveria a desordem ambiental. “Busquei apoio e o mais confiável foi o Projeto Orla. Estou bastante confiante e acredito que ele vai significar a transformação do nosso litoral”, revelou o prefeito.

O presidente da Associação de Moradores de Porto de Sauípe, Josemi Alves, falou da sua expectativa sobre o projeto. “É uma espécie de redenção para a região. Todo esse litoral sempre foi ignorado pelos poderes públicos. A degradação existente no local sempre nos preocupou”, disse.

A superintendente do Patrimônio da União na Bahia, Ana Lúcia Vilas Boas, explicou que a adesão de Entre Rios demonstra maturidade e responsabilidade do município na gestão compartilhada. “O Projeto Orla é uma oportunidade de se pensar a costa seu uso e ordenamento, tendo como referência a legislação vigente e os anseios da população local”, lembrou.

Presente ao evento, o representante do Projeto Tamar, Frederico Tognin, destacou a importância da parceria na preservação costeira. Segundo ele, o município de Entre Rios é uma importante área de desova, principalmente das espécies de tartarugas oliva e a de pente, que hoje é a que se encontra mais ameaçada de extinção. “Estamos aqui para unir forças com o projeto, que é de extrema importância para o ordenamento das atividades na costa litorânea”.