O médico pediatra e toxicologista Anthony Wong, diretor do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Hospital das Clínicas de São Paulo, profere palestra sobre o tema Urgências Toxicológicas nesta sexta-feira (2), a partir de 15h, no auditório do Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto, próximo ao Iguatemi.

A palestra marca o encerramento do 29º Curso de Toxicologia Básica do Centro de Informações Antiveneno (Ciave), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), iniciado no dia 17 deste mês, com o objetivo de capacitar e selecionar estudantes de diversas áreas para estágio no serviço.

Considerado uma das maiores autoridades do país na área de toxicologia, Wong defende que “o mais potente veneno, quando bem manipulado, pode ter aplicações positivas, e que toda substância química, quando manuseada de forma inadequada, pode ser um veneno”.

Há algum tempo, o toxicologista gerou polêmica ao declarar em entrevista a uma revista de grande circulação nacional que o paracetamol, princípio ativo de alguns dos remédios mais vendidos, como o Tylenol, não é inofensivo e pode causar lesões no fígado e até levar à morte.

Em todo o país, os medicamentos lideram as estatísticas de envenenamento, seguidos dos produtos de limpeza e raticidas clandestinos. Na Bahia, conforme dados do Ciave, as intoxicações causadas por medicamentos respondem por 20% do total de ocorrências registradas anualmente no serviço.