A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), abriu inscrições para três editais voltados para as áreas de empreendedorismo e inovação, com recursos totais de R$ 1,7 milhão.

Os editais são de Apoio a Sistemas Locais de Inovação em Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), Apoio à Educação para o Empreendedorismo e Apoio à Organização de Eventos de Inovação e Empreendedorismo.

Eles fazem parte do programa Empreende Bahia, que tem como objetivo a disseminação da cultura empreendedora no estado, por meio da criação e da melhoria dos empreendimentos de base tecnológica e o estímulo a ideias inovadoras.

“A questão essencial é estimular micro e pequenos empreendedores para a formação de novos empreendimentos”, afirmou o diretor de Inovação da Fapesb, Elias Ramos.

Os editais irão beneficiar estudantes do ensino médio, da educação profissional e de ensino superior (graduação e pós-graduação), e pesquisadores vinculados às instituições científicas e tecnológicas (ICTs) públicas e privadas, além de institutos, organizações não-governamentais (ONGs), cooperativas e associações.

Através das ICTs é possível promover pesquisa e produção de conhecimento científico e tecnológico. De acordo com Ramos, a cultura do empreendedorismo precisa ser difundida em todas as etapas de formação do indivíduo. “Dessa forma, é possível encontrar alternativas viáveis e bem-sucedidas para montar o próprio negócio”.

Para participar de um dos editais, o coordenador do projeto deve ser vinculado a uma instituição científica e tecnológica localizada na Bahia. Cada proponente só poderá apresentar uma proposta. Os editais estão disponíveis no site da Fapesb.