Alunos do 2º ano do curso técnico em meio ambiente, do Colégio Estadual João Cardoso dos Santos, em Valença, estão realizando campanha contínua referente à coleta seletiva do lixo doméstico. O objetivo é sensibilizar os moradores do município sobre a reciclagem e, principalmente, como esta ação ameniza os danos ao meio ambiente.

O Projeto Coleta Seletiva é realizado desde o início do ano letivo em parceria com a prefeitura municipal. Cerca de quatro mil moradores dos bairros Urbis, Jacaré, Jardim Emarc, Loteamento Tio Virgínio e Alto do São Roque receberam orientação dos futuros técnicos. A estratégia é que os moradores sejam multiplicadores das informações disponibilizadas pelos estudantes e adotem esta prática sustentável no cotidiano.

A ação, que está pautada na intervenção social como princípio pedagógico, é realizada três vezes por semana, sempre em horário diferente do turno letivo convencional. Durante as visitas, são distribuídos panfletos contendo informações sobre a importância da redução do lixo doméstico, formas de realizar a coleta seletiva e a reciclagem de materiais como papéis, vidros, plásticos e metais.

Eles alertam ainda os moradores sobre a importância da coleta seletiva – para ajudar a melhorar o ambiente em que vivem – e as consequências do lixo jogado nas ruas ou em terrenos baldios, além de enfatizar que a reciclagem é uma alternativa de emprego e renda.

Para a estudante Larissa Barbosa, 16 anos, a ação já traz resultados positivos. “Ao chegarmos à residência e observarmos o morador ouvindo e acatando nossas orientações, concluimos que nosso trabalho está sendo reconhecido e que aquela pessoa será multiplicadora do nosso projeto, na luta pela preservação ao meio ambiente”.

Segundo o professor orientador de estágio, José Bispo de Souza, a ação pedagógica provoca mudança de percepção nas atitudes éticas dos estudantes. “À medida em que orientam a comunidade, eles se reconhecem como agentes de transformação sobre os valores ambientais”.

Dimensão ambiental

Todos os 72 cursos ofertados pela rede de educação profissional do Estado, onde estão matriculados 50.498 estudantes, têm essa dimensão ambiental. As ações pedagógicas dos cursos técnicos em meio ambiente compreendem aulas teóricas focadas na responsabilidade de cada ser humano na proteção e conservação dos recursos naturais renováveis e não renováveis.

As aulas práticas também envolvem plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, do cerrado ou da caatinga, restauração de mata ciliar, reciclagem de material de informática e coleta seletiva do lixo, combate ao desperdício, reaproveitamento de alimentos, controle de pragas e pesticidas no campo – sem agrotóxico -, por meio de plantas e outros produtos orgânicos.