A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com a Prefeitura de Santo Amaro, assina, nesta quarta-feira (26), às 9h, no Hospital Nossa Senhora da Natividade, mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, um convênio com a Fundação José Silveira, que passará a ser responsável pela gestão e pelo atendimento médico prestado à população pelo hospital.

A revitalização do hospital representa um investimento anual da Sesab de R$ 2,3 milhões e ocorrerá em três etapas. O primeiro momento será a partir desta quarta-feira e compreenderá a abertura de 11 leitos de urgência, emergência e observação de atendimento em clínica médica, além de apoio diagnóstico com Raio-X, laboratório e ultrassonografia.

Após 40 dias, o número de leitos será ampliado de 11 para 29 e serão ofertadas consultas ambulatoriais em urologia; cardiologia, com holter, monitorização ambulatorial de pressão arterial (MAPA), teste ergométrico e eletrocardiograma; oftalmologia, incluindo cirurgia de catarata e pterígio; cirurgia vascular; neurologia, com eletroencefalograma, e fisioterapia.

A última etapa será concluída em 180 dias, passando o hospital a um total de 70 leitos, incluindo também o serviço de biopsia de próstata. Enquanto o centro cirúrgico do Hospital Nossa Senhora da Natividade não estiver funcionando plenamente, equipe médica da Fundação José Silveira estará realizando as cirurgias de próstata e vascular no Hospital de Oliveira dos Brejinhos.

Outra preocupação da Sesab foi com os funcionários remanescentes do Hospital Nossa Senhora da Natividade. O secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, informou que houve um acordo em que a Fundação José Silveira vai aproveitar os funcionários e ficará responsável pelo passivo trabalhista.

O evento contará com a presença do secretário Jorge Solla, do prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado, representantes da Sesab, do presidente da Fundação José Silveira (FJS), Geraldo Leite, lideranças dos trabalhadores, além de gestores, colaboradores da instituição e representantes da sociedade civil.