O Núcleo de Arte (Nart), da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), inicia na próxima segunda-feira (7) o curso Baobá: Músicas e Histórias Tradicionais Senegalesas. A iniciativa é gratuita e aberta ao público. Para participar, os interessados devem solicitar inscrição pelo e-mail artecultura.uneb@gmail.com.

O curso, com carga de 40 horas-aula, acontece sempre às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 20h30, durante os meses de novembro e fevereiro, na sala 1 do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Uneb, no campus 1, em Salvador.

As aulas serão ministradas pelo instrumentista Griô Doudou Thioune. Nascido em Dakar, Senegal, ele também é ator, coreógrafo, regente e arranjador africano.

O Griô – título senegalês concedido aos que guardam as tradições orais do país – foi homenageado no último Carnaval de Salvador, por contribuir para firmar a musicalidade e a propagação dos tambores da África do Oeste na musicalidade baiana, no século 21.