O Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transportes Luiz Pinto de Carvalho, em Salvador, é destaque mais uma vez no cenário nacional. O professor Alex Vieira, vencedor do Prêmio Inovadores da Microsoft 2011, na categoria ‘Uso Avançado de Tecnologias Microsoft’, em agosto deste ano, foi um dos homenageados, nesta terça-feira (13), pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, em Brasília.

O projeto desenvolvido no centro integrou educação básica à educação profissional. Intitulado ‘Explorando o Universo através das Tecnologias de Informação e Comunicação’, o projeto estimula a formação científica, base para a compreensão da tecnologia e coloca em prática a construção do conhecimento e tecnologia social, como principio pedagógico, em benefício da sociedade.

Em novembro, a iniciativa foi apresentada no Fórum Mundial de Educação da Microsoft 2011, em Washington, nos Estados Unidos. Para o professor Alex Vieira, este tipo de iniciativa valoriza a escola pública e é uma motivação a mais para o trabalho com os estudantes em sala de aula. “No momento em que os trabalhos são expostos e homenageados, tanto no Brasil quanto fora dele, o professor toma novo fôlego para desenvolver atividades inovadoras e criativas, incentivando os seus estudantes pelo mundo da pesquisa. Nosso objetivo agora é expandir a atividade, realizando o projeto de astronomia nos cursos técnicos de Eletrotécnica e Refrigeração”, disse Alex.

Experiência vencedora 

O projeto do professor pretende fortalecer ações no campo da pesquisa na educação técnica de nível médio, embora possa ser aplicada também no ensino médio. Situado no contexto da disciplina física, com ações interdisciplinares, a proposta inova o modelo de aprendizagem, pois os estudantes aprendem a trabalhar de forma colaborativa ao incentivar a pesquisa científica na unidade.

Para realizar o projeto, os estudantes participaram de diversas atividades, teóricas e práticas, para debate como grupos de discussão no Windows Live, utilizando software Word Wide Telescope e o Microsoft Office. Ao final, produziram uma rosa dos ventos, um foguete, jornais informativos com o uso da ferramenta Publisher e um diário de bordo, reforçando a prática da pesquisa e investigação na educação básica.