“Mudança da estrutura etária da população e repercussões na saúde” é o tema dos Indicadores de Dados Básicos (IDB), que foram reunidos em 2011 pela Rede Interagencial de Informação para Saúde-Bahia (Ripsa). O lançamento do IDB 2011 acontecerá nesta sexta-feira (16), às 14h, no Hotel Portobello, em Ondina.

No documento, que estará disponível no site da Ripsa, serão apresentados os indicadores sócio-demográficos de mortalidade, morbidade, recursos de saúde, cobertura dos serviços de saúde, dentre outros.

Segundo a diretora de Informação em Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Márcia Mazzei, são indicadores fundamentais para a gestão da saúde, pois orientam os investimentos na área.

Em 2010, foram reunidos dados sobre dengue. A Ripsa foi instalada em 2008 com o objetivo de estabelecer bases de dados consistentes, atualizadas, abrangentes, transparentes e de fácil acesso, articulando instituições que possam contribuir para o fornecimento e crítica de dados e indicadores e para análises de informações, inclusive com projeções e cenários.

A rede reúne instituições que contribuem para o levantamento de dados sobre a saúde, como a Secretaria da Saúde do Estado, o Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e universidades.