A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), juntamente com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), recebem representantes de empresas estatais de processamento de dados de todo o Brasil para a 100ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos e 2ª Reunião de Gerentes Técnicos. Os encontros, realizados nestas quinta e sexta-feira (8 e 9), no Catussaba Resort Hotel, apresentam o que há de mais novo em soluções na área de Tecnologia da Informação em Desenvolvimento pelas afiliadas da Abep.

Para o vice-presidente de Tecnologia da Abep e diretor de Infraestrutura de Tecnologia da Prodeb, Napoleão Lemos, o fórum é o principal momento de interação entre todas as empresas estatais de TI do Brasil. "Nós estamos trazendo cerca de 30 diretores técnicos e uma quantidade semelhante de gerentes que nos trazem informações e oportunidades para que possamos avançar ou agregar novas ideias aos nossos projetos”. Além de soluções desenvolvidas por empresas fornecedoras, Napoleão destaca as apresentações de parceiros e patrocinadores de ações da Abep. A presidência da Prodeb foi também representada pelo diretor de Sistemas e Serviços da empresa, Makoto Koshima.

Além das autoridades locais, a abertura do encontro contou com a participação do superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ottoney Braga dos Santos, que destacou a importância do evento. "Esta interação entre a Abin e as empresas do setor de Informação é muito importante para nós, que estamos desenvolvendo o Programa Nacional de Proteção ao Conhecimento. O paradigma atual da Abin não limita a nossa clientela apenas ao governo federal. Cada vez mais vamos procurar construir esse diálogo com as instâncias governamentais do Estado e do município".

Soluções

Os trabalhos começaram às 9h. Ainda pela manhã, representantes das empresas privadas apresentaram suas soluções voltadas para área de governo eletrônico, tais como Projeto Governança (Tractus); Nuvem Privada da Cisco e Infraestrutura para Data Center 3.0 (System Engineer) e Certificação Digital: aplicações críticas para o Governo Eletrônico (Serasa), entre outros.

Na sexta-feira será a apresentação dos Grupos de Trabalho das associadas à Abep, abordando temas como Engenharia de Software, Governo Eletrônico, Segurança da Informação, Infovias Digitais, Software Livre, TIC na Copa de 2014, Virtualização de Data Center e o Expresso Livre. A apresentação de Governança de TIC será realizada pelas associadas de Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Fiplan é destaque em Fórum de Empresas Estaduais de Processamento de Dados

Um dos assuntos mais importantes a serem abordados durante a 100ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos e 2ª Reunião de Gerentes Técnicos de Empresas Estaduais de Processamento de Dados, de acordo com diretor de Infraestrutura Tecnológica da Prodeb, Napoleão Lemos, é o Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado (Projeto Fiplan). Ele destaca o Projeto Fiplan como o padrão orçamentário/financeiro que será adotado em todo o Brasil, “conforme o recente convênio assinado entre a Sepro, Abep, e o Governo do Mato Grosso”.

A Bahia já vem se preparando para adotar o Fiplan desde 2009, de acordo com Napoleão Lemos. “O Governo da Bahia tem buscado soluções para melhorar os sistemas de gestão e controle orçamentário e financeiro do Estado. Desta forma, as secretarias da Fazenda e do Planejamento, com o apoio da Prodeb, identificaram o Sistema Integrado de Planejamento e Finanças do Estado do Mato Grosso, que atende os requisitos definidos pelas secretarias baianas”, pontuou.

“Ao adquirir a concessão do Fiplan, teremos um sistema adequado e atual para fazer a gestão integrada do planejamento, do orçamento, das finanças e da contabilidade do Estado. O sistema irá possibilitar ao governado a informação necessária e da forma mais rápida. Nossa gestão se tornará mais eficiente e efetiva”, afirmou Napoleão.

O processo de transferência de tecnologia foi iniciado com o workshop em 2010. A partir de então, a equipe baiana começou o processo de customização do sistema Fiplan para realidade do Estado da Bahia. Os módulos de planejamento, orçamento e monitoração foram concluídos em 2011 e começaram a ser implantados em 2012 e os módulos de finanças e contabilidade estão sendo concluídos em 2012, para início de implantação em Janeiro de 2013.